Siemens implementa projeto de comunicação inteligente para rede de distribuição da Cemig

jul, 2019

Batizada de Projeto Transcende, iniciativa permite uma melhor gestão dos dados sobre a energia fornecida na região metropolitana de Belo Horizonte, o que melhora a qualidade do serviço e reduz a duração das falhas

 

Líder em soluções para o mercado de energia, a Siemens recentemente fechou um plano inovador junto à Cemig, uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil. Denominada Projeto Transcende, a parceria consistiu no desenvolvimento de uma infraestrutura privada de telecomunicações para automação completa da rede de distribuição da companhia, melhorando a qualidade da energia fornecida na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

 

Por meio da iniciativa, a CEMIG consegue identificar e agir com mais rapidez em casos de falhas, reduzindo o tempo que os consumidores ficam sem energia. Dessa forma, os operadores têm acesso a informações detalhadas sobre qual equipamento apontou algum tipo de problema, que pode ser desde descargas atmosféricas e queda de galhos até acidentes de trânsito que danificam os postes.

 

Sergio Sevileanu, especialista em redes da Siemens, explica que, anteriormente, quando o serviço caía em uma região, a concessionária dependia da rede celular pública e da ligação dos moradores locais para então detectar onde estava o problema e assim mandar uma equipe ao local. “As redes celulares, no entanto, não atendem o critério de disponibilidade necessário para monitorar e comandar as redes de distribuição elétrica como a da Cemig”, explica o executivo.

 

Para o projeto, a Siemens foi responsável por todo o desenho e implementação da solução pedida pela concessionária. Em sua primeira fase, foram conectados 630 equipamentos da rede de distribuição, que estão distribuídos por toda a região metropolitana de Belo Horizonte e são responsáveis pelo envio dos dados estratégicos à Cemig.

De acordo com Sevileanu, a solução de telecomunicações do projeto Transcende permite que mensagens e alarmes gerados por equipamentos distribuídos na rede sejam enviados em tempo real até o Centro de Operação e aos técnicos da Cemig. “Para que isso seja possível, instalamos rádios nos equipamentos e em outros pontos estratégicos como torres de telecomunicações e prédios da empresa”, explica.

 

Assim, a comunicação entre esses dois rádios permite que os técnicos da concessionária tenham uma visão consolidada dos incidentes na rede, podendo tomar ações corretivas como enviar comandos para os equipamentos através da mesma rede ou até enviar um colaborador ao local para realizar atividades de manutenção.

 

Com prazo de instalação de 16 semanas, 12 equipes estiveram envolvidas para entregarem o projeto a tempo. Dentre os resultados positivos trazidos com a solução, destacam-se o aumento da efetividade do serviço, ganho de produtividade da equipe, aumento de disponibilidade, operação garantida em momentos críticos e gerenciamento completo de rede.

 

“A taxa de disponibilidade da comunicação com os equipamentos aumentou de 90,47% para 98,69% com o uso da rede própria da CEMIG em relação ao uso das operadoras de celular. Este aumento corresponde a aproximadamente a 60 horas por mês ou 30 dias por ano”, explica o executivo, ao acrescentar que agora a equipe pode se antever a problemas por receber dados importantes em tempo real.

 

Por conta da excelência do projeto, a Cemig conquistou, em março, o Prêmio ALTA – America Latina Telecom Award, que aconteceu durante a oitava edição do seminário UTCAL Summit 2019 (Utilities Telecom & Technology Council America Latina). Sediado no Rio de Janeiro, o evento é um dos mais importantes da América Latina sobre Tecnologia da Informação e Comunicações, reunindo nomes importantes do governo, indústria, fornecedores e grandes concessionárias de serviços públicos.

Comentários

Deixe uma mensagem