Setor solar fotovoltaico deve movimentar R$ 4,5 bilhões em 2017

nov, 2017

O setor solar fotovoltaico brasileiro está em franca expansão e deverá movimentar mais de R$ 4,5 bilhões este ano. Esta é a projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que estima que o Brasil deverá atingir a marca histórica de 1 mil MW da fonte solar fotovoltaica operacionais na matriz elétrica nacional até o fim de 2017.

Para se ter uma ideia da evolução deste setor, em janeiro deste ano, a fonte contabilizava em janeiro deste ano com 90 MW de energia em operação, o que representa um crescimento de mais de 11 vezes no período. A entidade estima ainda que, em um ano, a fonte solar fotovoltaica tenha sido responsável pela criação de cerca de 20 mil empregos no país.

Para a Absolar, o crescimento deste ano colocará o Brasil no radar dos principais mercados solares fotovoltaicos do planeta e no seleto grupo das 30 nações que mais investem em energia renovável, limpa e de baixo impacto ambiental por meio do Sol.

“O Brasil possui um dos melhores recursos solares do mundo e, com um programa nacional estruturado para desenvolver este setor, poderá se tornar um dos dez maiores mercados fotovoltaicos nos próximos anos. Hoje já somos referência em energia hidrelétrica, biomassa e eólica e não podemos ficar para trás na área solar, cada vez mais estratégica no setor elétrico internacional”, avalia o presidente da associação, Rodrigo Sauaia.

Comentários

Uma Resposta

  1. A Absolar é muito estranha.
    Quase ninguém está investindo nestes sistemas. O custo é inviável.
    Como assim vai movimentar todo este dinheiro em 2017?
    Essa bola de cristal está muito otimista!

Deixe uma mensagem