Diretor geral da ANEEL participou de evento sobre modernização tarifária e destacou as mudanças necessárias
O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa, disse nesta quinta-feira (13) que o setor elétrico precisa entender o consumidor de energia. Nesse sentido, a modernização da tarifa de energia é um passo essencial para melhorar o atendimento à população brasileira.
“Precisamos entender melhor o comportamento do consumidor, como maximizar o seu bem-estar, quais os incentivos que geram as melhores respostas. E aceitar que não existe uma estrutura tarifária única para consumidores tão diversos”, disse Feitosa na abertura do workshop sobre Modernização Tarifária no Brasil, realizado pelo P&D Governança de Sandboxes Tarifários em parceria com a agência e as distribuidoras de energia.
O projeto conta com nove experimentos tarifários que, em ambiente monitorado pela ANEEL, estudam novas formas de faturamento da tarifa de energia elétrica. Durante o evento, as distribuidoras responsáveis apresentaram os avanços e as primeiras impressões acerca dos testes com consumidores.
Em sua fala, o coordenador do projeto, Lindemberg Reis, reforçou a importância da presença dos conselhos de consumidores no evento, lembrando que é para o cidadão que as empresas trabalham. “A tarifa moderna só faz sentido se o consumidor estiver aderente com ela”, observou. O P&D Governança de Sandboxes Tarifários foi aprovado em 2022 e deve ir até 2027. Além disso, o trabalho realizado pelas distribuidoras e os resultados dos experimentos servirão para embasar a ANEEL no trabalho de modernização do sistema.
Também presente no evento, o diretor da agência Ricardo Tili chamou atenção para o sinal de preço para dizer que é necessário atualizar o modelo. “O setor elétrico que eu comecei a trabalhar mudou. Ele não existe mais e o modelo tarifário não reflete mais as características desse setor”, comentou, destacando a diversidade de projetos em andamento, e a expectativa pelos resultados.