Requisitos para avaliação de conjuntos de equipamentos pré-montados para instalação em atmosferas explosivas – Parte 1/2

fev, 2018

Foi publicada pelo Comitê Técnico TC 31 da IEC em 31/08/2017 a nova norma técnica IEC IEC TS 60079-46 – Explosive atmospheres – Part 46: Equipment assemblies.

A IEC TS 60079-46 especifica os requisitos para projeto, montagem, ensaios, inspeção, marcação, documentação e avaliação de montagens contendo equipamentos “Ex”, que são de responsabilidade do fabricante do conjunto da montagem. Os requisitos desta nova norma técnica internacional são aplicáveis para equipamentos individuais, de acordo com as séries IEC 60079 e ISO 80079, incluindo conjuntos pré-montados e que possuam seus respectivos certificados de conformidade “Ex” individuais.

O escopo desta nova norma compreende a avaliação destes equipamentos “Ex” individuais que são, então, integrados como parte de um conjunto de montagem (Skid) “Ex”. São também incluídos no escopo desta nova norma os requisitos para a avaliação dos aspectos da montagem que podem estar além dos certificados dos equipamentos “Ex” individuais que foram a montagem, tais como os requisitos especiais de instalação segura indicados na seção “X” dos certificados, sob responsabilidade do usuário ou do montador.

Para preencher as “lacunas” de informações e procedimentos existentes, foi elaborada, no âmbito do TC-31 da IEC, por solicitação dos países membros do IECEx, uma nova norma da série IEC 60079, com o objetivo específico de estabelecer os requisitos para a certificação deste tipo de conjunto pré-montado “Ex”.

Este documento foi inicialmente publicado na forma de uma “Especificação Técnica” (TS – Technical Specification), nesta sua primeira edição, como procedimento normalmente adotado pela IEC e pela ABNT, até a próxima edição, quando será publicada como uma norma técnica, incorporando os aperfeiçoamentos e sugestões a serem recebidas no período.

A Comissão de Estudo CE 003:031.001 do Subcomitê SCB-31 do Cobei (ABNT/CB-003), composta por profissionais envolvidos com as atividades de especificação de equipamentos, projeto, montagem, inspeção de equipamentos e instalações “Ex” acompanhou todo o processo de elaboração, comentários, votação, aprovação e publicação desta nova norma elaborada pelo TC-31 da IEC. Com esta publicação da IEC, foram iniciados, por parte daquela comissão de estudo, a execução dos trabalhos de elaboração da respectiva norma brasileira adotada ABNT NBR IEC TS 60079-46 – Atmosferas explosivas – Parte 46: Conjunto de equipamentos pré-montados.

Histórico sobre avaliação de conjuntos de equipamentos pré-montados “Ex”

Os Organismos de Certificação de Equipamentos “Ex” possuem procedimentos, critérios e orientações, tanto do ponto de vista normativo, como legal, para a execução das atividades de avaliação, auditoria, análise de relatórios de ensaios e certificação de equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicos “Ex”, destinados a instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

Para isto existem as diversas normas das séries ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO/IEC 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”), onde são apresentados os requisitos e os critérios de aceitação para os ensaios e a certificação individual dos equipamentos “Ex” com diversos tipos de proteção, tais como segurança aumentada (Ex “e”), segurança intrínseca (Ex “i”), proteção por invólucro (Ex “t”), proteção ótica (Ex “op”), invólucros pressurizados (Ex “p”), encapsulamento em resina (Ex “m”), proteção especial (Ex “s”), proteção por controle das fontes de ignição (Ex “b”) ou proteção construtiva (Ex “c”).

No entanto, nos frequentes casos da necessidade de certificação de unidades “pacotes” pré-montadas (Skids), em que exista a montagem de equipamentos “Ex”, não estavam claramente estabelecidos os procedimentos a serem seguidos para a certificação deste tipo de montagem. Nestes casos, devem ser certificados não somente dos equipamentos “Ex” que fazem parte do “Skid”, mas também do conjunto como um todo, incluindo o sistema de fiação das interligações entre os diversos equipamentos “Ex”, bem como a verificação da instalação destes equipamentos “Ex”, de acordo com a classificação de áreas pretendida e do EPL requerido.

Podem ser citados como exemplos de unidades pré-montadas os “pacotes” de sistemas de compressão de gases, sistemas de fornos, casas de analisadores e cromatógrafos, sistemas de purificação de hidrogênio e também os conjuntos motobombas e moto-compressores contendo grandes máquinas, com seus respectivos sistemas de instrumentação, controle e automação local.

Em diversos empreendimentos de novas plantas industriais ou de muitos casos de ampliação de plantas industriais existentes, estes “Skids” ou unidades pré-montadas ou “pacotes” são recebidos “prontos para instalação”, sendo enviados pelos fabricantes internacionais já previamente montados e testados. Nestes casos, cabe ao fabricante estrangeiro, ao seu representante no país, ao importador ou ao usuário destes Skids no Brasil obter a certificação local junto a um Organismo de Certificação local (com acreditação “local” ou nacional), de acordo com a legislação atualmente vigente no Brasil.

A solução mais frequentemente utilizada pelos organismos de certificação é a de avaliação do Skid de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR IEC 60079-14 – Projeto, seleção e montagem de instalações “Ex”. Esta norma estabelece os requisitos que devem ser atendidos para as montagens e inspeções iniciais detalhadas de equipamentos elétricos e eletrônicos em atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

São apresentados na ABNT NBR IEC 60079-14 os requisitos para a montagem de equipamentos dos diversos tipos de proteção “Ex”, bem como dos sistemas de fiação de força, controle, automação e aterramento adequados para instalação em áreas classificadas, incluindo a verificação de parâmetros entre barreiras de proteção e instrumentos intrinsecamente seguros.

Além disto, estes organismos de certificação baseavam seus procedimentos de certificação na aplicação das listas de verificação de inspeção inicial detalhada, de acordo com checklist indicado na ABNT NBR IEC 60079-17 – Inspeção e manutenção de instalações “Ex”.

Coluna-Ex-img1

Figura 1 – Exemplo de conjunto de equipamentos pré-montados para instalação em atmosferas explosivas.

Comentários

Deixe uma mensagem