Prysmian obtém certificação internacional para linha de cabos

set, 2017

A Prysmian Brasil conquistou, recentemente, a certificação internacional de conformidade para a linha de cabos Afumex Solar, destinada a sistemas de energia fotovoltaica. Trata-se da certificação TÜV Rheinland, uma avaliação externa não obrigatória que a Prysmian submeteu seu produto voluntariamente para comprovar o alto desempenho.

O Afumex Solar é uma tecnologia desenvolvida exclusivamente no Brasil e constitui-se em um cabo de cobre estanhado, altamente flexível e com baixa emissão de fumaça. Com o novo produto, a intenção da empresa é atender a um mercado estimado de R$ 620 milhões no Brasil, a partir dos 99 projetos de geração de energia solar já contratados em leilões no País, cujo investimento é da ordem de R$ 12,5 bilhões até 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Fabricado no Brasil, o Afumex Solar da Prysmian está em conformidade com as normas brasileiras e é destinado ao uso em sistemas de fornecimento de energia fotovoltaica indoor e/ou outdoor, em áreas industriais e propriedades agrícolas. Podem ser aplicados em equipamentos com proteção isolada (Classe II) e em áreas com risco de explosão, e podem também serem instalados de forma fixa ou suspensa.

“A certificação indica que o produto atende aos requisitos da norma internacional EN 50618, muito utilizada na Europa para materiais empregados na implantação de parques solares”, explica o gerente de engenharia da Prysmian Brasil, Flávio Ochiutto Orbetelli.

Para conquistar a certificação pela TÜV Rheinland, o produto passou por dez meses de testes nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Prysmian Brasil, com acompanhamento da equipe técnica da TÜV Rheinland. Um dos estudos mais rigorosos é o teste de envelhecimento para garantia de vida útil, que assegura que o cabo suporta trabalhar por até 20 mil horas a 120 graus Celsius.

No Brasil, a norma técnica foi elaborada e publicada neste mês de agosto de 2017 como ABNT NBR 16612. Como a norma brasileira é baseada na EN 50618, o produto já nasce automaticamente em conformidade com a NBR. “A Prysmian já é um tradicional fornecedor de cabos para parques solares nos Estados Unidos e na Europa. Esse mercado é relativamente novo no Brasil, e estávamos dependendo dessa homologação para ter uma participação mais expressiva em grandes parques”, afirma o gerente de marketing Sandro Rezende. Segundo ele, desde 2016, a linha Afumex Solar vem sendo utilizada em projetos pilotos e em pequenas e médias instalações de consumidores.

 

 

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: