Edição 68 / Setembro de 2011
Por Da redação
Com estreia em 1º de outubro, está no ar o Programa “Linha Viva”, um canal de comunicação inovador focado no setor elétrico, que traz inúmeras oportunidades de interação entre os fornecedores e os consumidores de produtos e sistemas elétricos. A Revista O Setor Elétrico entrevista dois dos responsáveis pelo programa para conhecer melhor esta novidade: Hilton Moreno, coordenador geral e consultor técnico do programa Linha Viva e Edmar Semawere, responsável pela coordenação comercial.
De onde surgiu a ideia do programa Linha Viva?
Edmar: O programa Linha Viva surgiu da identificação da necessidade que as empresas do setor elétrico têm de contar com um canal de comunicação inovador, moderno, dinâmico e interativo, totalmente focado na área e que, ao mesmo tempo, possa atingir, em larga escala, com custo adequado, tanto os profissionais, professores e estudantes, quanto o grande público.
Qual o formato do programa Linha Viva?
Hilton: O programa consiste no uso simultâneo de diferentes plataformas de comunicação de larga escala. Ele tem dois pilares de sustentação: um programa de televisão e um portal na web. O programa de televisão Linha Viva é semanal e é ancorado em estúdio e produções externas. E o portal Linha Viva é o meio pelo qual são disponibilizados diversos canais de comunicação pela web.
Como está estruturado o programa de TV Linha Viva?
Edmar: O principal desafio na concepção do programa para televisão foi buscar um formato que ao mesmo tempo permitisse a transmissão de conhecimentos técnicos específicos do setor elétrico e tivesse uma linguagem jornalística televisa e conteúdos de interesse do público-alvo, e que fosse capaz de manter a atenção do telespectador.
Hilton: Um ponto fundamental, durante a concepção do programa Linha Viva, foi o compromisso assumido pela produção de que no mínimo 70% do tempo total do programa fosse dedicado à transmissão de conhecimentos e informações técnicas.
Edmar: Essa decisão de priorizar ao máximo o conteúdo técnico foi muito bem recebida pelas empresas potencialmente patrocinadoras durante os contatos para apresentação do programa, que entenderam perfeitamente o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento profissional e esclarecimento do grande público sobre as questões elétricas.
Hilton: Voltando ao formato propriamente dito do programa, ele foi concebido para ser dinâmico e variado. Desta forma, o Linha Viva para televisão tem seis quadros fixos, a saber:
Ligação direta – em que são respondidas as dúvidas dos telespectadores.
Sem segredo – em que são apresentados os modos certos de fazer as coisas na área elétrica, por meio de vídeos e explicações em estúdio.
Ligado na obra – exibe casos reais, “in-loco”, de problemas, soluções e desafios encontrados nas obras e nos escritórios de projeto.
Circuito fechado – entrevistas com profissionais, professores, autoridades, representantes de classes e demais pessoas que tenham mensagens interessantes relativas ao setor elétrico.
Agenda – divulgação de eventos em geral, cursos e demais iniciativas de interesse do público do setor elétrico que acontecem em todo o Brasil e os principais eventos do exterior.
Reportagem – são apresentadas matérias focadas em fatos relevantes das mais diversas naturezas para o público-alvo do programa, tais como uma reportagem sobre o mercado de trabalho, a pirataria no setor, projeções econômicas para o mercado, como é projetada uma usina fotovoltaica ou eólica e assim por diante.
E quais são as ferramentas da web do programa Linha Viva?
Hilton: O coração do programa Linha Viva na Web é o portal que oferece acesso aos programas de TV, aos vídeos especialmente produzidos ou adaptados para o site, às mídias sociais do programa (Facebook, Twitter), ao “fale conosco”, aos anúncios e às informações dos patrocinadores do programa, às notícias em tempo real relativas ao setor, aos colunistas, dentre outras ferramentas.
Qual é o perfil da equipe de produção do Programa Linha Viva?
Hilton: O Programa Linha Viva reúne uma equipe fixa de aproximadamente 10 profissionais com diversas competências nas áreas de educação, pedagogia, domínio de modernas ferramentas da web e televisão, jornalismo e produção artística de qualidade. São todos profissionais muito experientes em cada área de atuação que, juntos, podem oferecer um excelente resultado para o programa.
Todos os canais de comunicação mencionados estão disponíveis a partir de 1º de outubro?
Edmar: Nem todos já estão disponíveis no momento do lançamento do programa, pois decidimos colocar o Linha Viva no ar gradualmente. Dessa forma, a primeira fase consiste na disponibilização de um canal personalizado do Programa Linha Viva no YouTube, no Facebook e no Twitter. Ao mesmo tempo, o conteúdo produzido será apresentado em operadoras de TV a cabo e canais da web, além de outras emissoras regionais e locais. Na segunda etapa do projeto, em novembro, o portal do programa Linha Viva estará disponível para o público com todo o conteúdo mencionado anteriormente. E a terceira etapa, prevista para meados de 2012, consiste em colocar o projeto no ar, semanalmente, pela Rede TV! com transmissão para todo o Brasil.
Como é comercializado o patrocínio do programa Linha Viva?
Edmar: como o formato do Linha Viva tem diferentes canais de comunicação, existe a possibilidade de oferecermos opções de patrocínio que podem ser construídas sob medida para a necessidade de cada patrocinador. As empresas podem, por exemplo, optar pelo patrocínio do programa Linha Viva na Rede TV! e, por conta disso, passam a ter direito de uso de todos os outros canais de comunicação do projeto, elas podem começar pelo patrocínio do programa Linha Viva na web e,
em um segundo momento, podem decidir pelo patrocínio do programa na Rede TV! Com isso, podemos atender a diferentes estratégias e verbas disponíveis das empresas para suas ações de comunicação.
Mais informações:
Portal (a partir de novembro de 2011) – www.programalinhaviva.com.br
Facebook: Programa Linha Viva
Twitter: @linhaviva_
YouTube: www.youtube.com/programalinhaviva
Outras informações: [email protected] / Tel.: (011) 3562-7837