Programa Ecoenel troca materiais recicláveis das empresas por bônus na conta de energia

set, 2019
  • Adesão é feita com apresentação de conta de energia em pontos de coleta
  • Aplicativo gratuito Ecoenel (Android e iOS) já está disponível para download

 

O Programa Ecoenel, da Enel Distribuição São Paulo, que oferece bônus na conta de luz em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), agora também está aberto à participação de clientes empresariais/CNPJ do Estado de São Paulo. O Ecoenel é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência para enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos.

 

Para aderir ao Programa, a exemplo do que já acontece com as pessoas físicas, basta apresentar a conta de energia da empresa candidata em qualquer um dos dez pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após o cadastro, a empresa-cliente poderá levar os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de sua preferência. Lá, eles serão pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

 

A Enel repassa os resíduos captados a recicladores que garantem a destinação correta dos materiais. Mas se a empresa cadastrada possui um reciclador parceiro (que já é ou possa ser homologado pela Área de Meio Ambiente da distribuidora de energia), a tabela de preço dos resíduos pode ser negociada. No caso da empresa realizar a entrega de resíduos direto em um dos ecopontos fixos, a tabela de preço será a aplicada de acordo com o estabelecido no ecoponto. A empresa também pode optar por destinar o valor do bônus para uma instituição social de sua preferência.

 

Em 12 anos, o programa Ecoenel beneficiou mais de 618 mil clientes, arrecadou 54 mil toneladas de resíduos e deu bônus de mais de R$ 9,2 milhões nas faturas de energia. Além disso, evitou a emissão de 70 mil toneladas de CO2 e propiciou uma economia de 120 MW/h de energia.

 

Os pontos de coleta e mais informações sobre o Programa podem ser visualizados no link: https://www.eneldistribuicaosp.com.br/sustentabilidade/Ecoenel

Comentários

Deixe uma mensagem