Primeiro LABORATÓRIO BRASILEIRO de ensaios de equipamentos para atmosferas explosivas reconhecido pelo internacionalmente pelo IECEx

nov, 2019

Foi internacionalmente aprovado pelo IECEx, em 05/2019 o primeiro Laboratório Brasileiro para a execução de ensaios de equipamentos elétricos, eletrônicos, de automação e de telecomunicações para atmosferas explosivas. Trata-se do LABELO – Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, localizado na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Porto Alegre / RS. O Laboratório “Ex” do LABELO é acreditado de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

O LABELO foi aprovado pelo IECEx para a execução de ensaios em equipamentos com tipos de proteção “Ex” com base na avaliação nas seguintes normas técnicas internacionais da IEC ou respectivas normas técnicas brasileiras adotadas idênticas: IEC 60079-0 (Equipamentos – Requisitos gerais), IEC 60079-1 (Proteção de equipamento por invólucro à prova de explosão “d”), IEC 60079-5 (Imersão em areia “q”), IEC 60079-6 (Proteção de equipamento por imersão em líquido “o”), IEC 60079-7 (Proteção de equipamentos por segurança aumentada “e”), IEC 60079-11 (Proteção de equipamento por segurança intrínseca “i”), IEC 60079-15 (Proteção de equipamento por tipo de proteção “n”) e IEC 60079-18 (Proteção de equipamento por encapsulamento “m”).

O LABELO efetua ensaios em equipamentos “Ex” desde 2003, obtendo suporte tecnológico que permitiu a ampliação do escopo de atuação do Laboratório “Ex” com base em treinamentos realizados por técnicos da equipe em laboratórios do PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt) em Braunschweig, na Alemanha, e da UL (Underwriters Laboratories) em Northbrook / Chicago, nos Estados Unidos.

O Laboratório “Ex” do LABELO foi avaliado e aprovado no âmbito internacional do IECEx para atuar como Ex ATF (Additional Testing Facility) junto à UL, que é um Organismo de Certificação (ExCB) reconhecido pelo IECEx para a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, certificação de empresas de prestação de serviços de reparo e recuperação “Ex” e certificação de competências pessoais “Ex”.

Dentre outras atividades realizadas durante a auditoria foram testemunhados os procedimentos de ensaios para elevação de temperatura em luminária “Ex” (IEC 60079-0), determinação da pressão de referência para mistura do Grupo IIC (IEC 60079-1), ensaio de propagação de chama em invólucro à prova de explosão – Ex “d” (IEC 60079-1), ensaios de curto-circuito em bateria de alta capacidade (IEC 60079-11) e ensaio de grau de proteção contra ingresso de poeira (IEC 60079-31).

 

 

 

 

 

A avaliação e auditoria do IECEx foi realizada no LABELO nos dias 29 e 30/11/2018, por auditor líder indicado pelo IECEx, sendo o respectivo relatório submetido para análise, comentários e votação por parte de todos os 33 países participantes. Foi constatado durante a avaliação executada pelo IECEx que o LABELO realizou, no período entre 2015 a 2018, mais de 200 ensaios de equipamentos “Ex” envolvendo requisitos para diversos tipos de proteção “Ex”, incluindo os tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “i”, Ex “m” e Ex “n”.

Foi verificado também na auditoria do IECEx que o LABELO tem participado dos ensaios de proficiência organizados pelo PTB da Alemanha nos anos de 2010 e 2013. Nestes ensaios são analisados os resultados de ensaios padronizados executados por dezenas de laboratórios em todo o mundo, tendo como base “kits” de ensaio “padrão” e a utilização padronizada das Normas Técnicas internacionais aplicáveis da Série IEC 60079, de forma a verificar os desvios dos resultados e atuar na correção de suas causas básicas, visando a uniformização internacional dos resultados dos ensaios “Ex” entre os diversos laboratório de ensaios “Ex”.

Com esta aprovação o LABELO se torna o primeiro Laboratório de Ensaio de equipamentos “Ex” brasileiro a ser avaliado e aprovado para operar no âmbito internacional do IECEx. O Laboratório “Ex” do LABELO se torna desta forma apto a executar ensaios de equipamentos com tipos de proteção “Ex” no Brasil, cujos resultados irão compor o respectivo ExTR (Testing Report), o qual, por sua vez, irá embasar o Certificado de Conformidade (ExCoC) no âmbito internacional do IECEx.

 

 

 

 

De acordo com o sistema “on-line” de certificação do IECEx, até 06/2019 haviam sido emitidos, dentro do sistema internacional IECEx, para fabricantes de equipamentos “Ex” brasileiros ou com instalações ou sediados no Brasil, um total de 106 ExTR (Relatório de Ensaios “Ex”), 86 Relatório de Avaliação da Qualidade (ExQAR) e 108 ExCoC (Certificado para Equipamentos “Ex”).

Maiores informações sobre a apresentação, histórico e áreas de atuação do Laboratório “Ex” do LABELO estão disponíveis no seguinte endereço:

Equipamentos para Áreas Classificadas

Comentários

Deixe uma mensagem