Precauções no retrofit com Leds

jul, 2011

Edição 65 – Junho 2011
Por Juliana Iwashita Kawasaki

Atualmente quando se pensa em inovação e eficiência energética em iluminação pensa-se no Led. Observa-se o desejo de muitas pessoas em fazer uso dessa tecnologia, porém ainda existe muito desconhecimento sobre suas vantagens e desvantagens. Os “lampleds” e “tubeleds”, isto é, lâmpadas de Leds para retrofit de lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes tubulares são opções cada vez mais encontradas no mercado. Os preços, porém, ainda dispendiosos, restringem aqueles que realmente fazem o uso destas lâmpadas.

 Seduzidos pela ideia de uma longa vida útil, alta eficiência luminosa, ausência de radiação ultravioleta, infravermelha e de metais nocivos, como o mercúrio, cada vez mais pessoas querem usar os diodos emissores de luz como fonte luminosa.

Alguns cuidados, entretanto, precisam ser observados ao especificar ou comprar Leds para retrofit de instalações elétricas. Atualmente, existe uma variedade de produtos no mercado e não temos em vigor nenhuma norma ou recomendação para o uso de equipamentos de qualidade. Misturam-se no mercado muitos produtos importados e nacionais, com diferentes tipos de Leds e com diferentes eficiências luminosas, características luminotécnicas e elétricas.

Assim sendo, um retrofit de lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led pode, algumas vezes, tornar-se um problema se o produto não for de qualidade. Geralmente são analisados em um estudo de retrofit a potência consumida, o fluxo luminoso, o preço e as características de temperatura e reprodução de cor para que a substituição seja compatível visualmente com a situação existente.

Os “lampleds” ou “tubeleds”, por possuírem Leds de diferentes tipos e marcas, podem apresentar resultados qualitativos diversos. A Figura 1 ilustra um exemplo de um supermercado que trocou parcialmente as lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas tubulares de Leds. Verifica-se a significativa diferença visual de fluxo luminoso, de temperatura e de reprodução de cor neste caso.

A substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de Led podem gerar grandes inconvenientes se o produto não for escolhido corretamente. É muito importante analisar também a distribuição luminosa da lâmpada para que não sejam observados efeitos de sombras múltiplas no ambiente e desconforto visual por ofuscamento direto e refletido.

A Figura 2 ilustra uma aplicação com Led, em que se verifica o efeito de sombras múltiplas, e a Figura 3 mostra uma curva de distribuição luminosa de uma lâmpada tubular de Led que causa este tipo de efeito.

Outros dados importantes a serem analisados são os dados elétricos da lâmpada de Led. O fator de potência e a distorção harmônica podem se tornar críticos na instalação elétrica, pois muitos produtos apresentam baixo fator de potência e altas distorções. Em uma instalação de grande porte, por exemplo, se não forem tomados os devidos cuidados, o retrofit de lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas tubulares de Led pode até reduzir o consumo de energia, porém o baixo fator de potência poderá gerar altas multas da concessionária por gerar reativos na rede elétrica.

 A Figura 4 mostra uma medição elétrica de uma lâmpada tubular de Led à venda no mercado. Observa-se nesta lâmpada fator de potência de 0,52 e distorção harmônica de corrente de 157%.

Com isso, conclui-se que, em função da grande diversidade de produtos no mercado, estes devem ser analisados tecnicamente antes de serem implantados em projetos de retrofit nas instalações. A iluminação a Led, com certeza, é a grande tendência tecnológica para iluminação e existem produtos de elevada qualidade disponíveis no mercado. Todavia, como também existem produtos não apropriados, muito se teme que a tecnologia seja confundida com produtos de baixa qualidade e confiabilidade. Vários aspectos precisam ser analisados para que as soluções sejam realmente viáveis tecnicamente. Cabe ao projetista, especificador e ao comprador estarem atentos às características dos produtos.

Comentários

Deixe uma mensagem