Os benefícios da certificação Led

Até 2020 a expectativa é de que cerca de 70% do faturamento em iluminação seja em Led. Há alguns anos, seria inimaginável afirmar esse percentual já que, apesar dos benefícios oferecidos por essa tecnologia, o alto valor para aquisição desses produtos tornava inviável a popularização. No entanto, o Led avançou e a certificação do Inmetro marca um importante momento de respeito à qualidade e aos consumidores.

Atualmente, cerca de 20% da população brasileira utiliza lâmpadas Led. Muitos, motivados pela necessidade de economia após o aumento nas faturas de energia, optaram por essa tecnologia que consome até 90% menos. Porém, há ainda outras vantagens capazes de conquistar quem decide adquirir produtos em Led, como, por exemplo, a durabilidade de até 50 vezes mais, completando aproximadamente 25 mil horas. No entanto, para assegurar que todos esses benefícios sejam, de fato, entregues às pessoas é fundamental a certificação do Inmetro.

Desde o final de 2016 uma nova regulamentação obriga que todas as lâmpadas de Led importadas e produzidas no Brasil sejam certificadas. A mudança visa garantir um melhor custo-benefício ao consumidor, garantindo produtos com maior qualidade e durabilidade. Porém, até 17 de junho do próximo ano ainda será possível encontrar nas prateleiras do varejo produtos sem o selo do Inmetro, que foram adquiridos pelos lojistas antes da obrigatoriedade. Por isso, é preciso que os clientes fiquem atentos aos detalhes da embalagem.

É importante ressaltar que a certificação beneficia desde consumidores e lojistas até importadores e fabricantes, já que acaba com a competição desleal e garante a qualidade dos produtos, estimulando a concorrência saudável.

O futuro do Led é extremamente promissor em todo o mundo e, evidentemente, no Brasil não seria diferente. Mais econômico, duradouro, eficiente e sustentável, já que não leva mercúrio na produção, são diversas as vantagens desse tipo de tecnologia. Estamos dando um importante passo com a certificação, uma demonstração de que, aos poucos, avançamos na construção de um ambiente saudável para o crescimento do Led e desenvolvimento dessa área.

Por Afonso Schreiber, presidente da Taschibra

Edição 134 – Março de 2017

Compartilhe!

No data was found

Próximo evento

Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Norte
Data: 11/09/2024
Local: Manaus - AM
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.