ONS confirma um cenário positivo de atendimento e registra evolução dos níveis dos reservatórios no período úmido

Projeções apresentadas na segunda reunião do CMSE de 2025 reforçam condições favoráveis para atendimento energético da sociedade 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou nesta quarta-feira (5/2), na reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), os resultados das projeções para atendimento energético até julho de 2025. As perspectivas indicam cenário favorável, com o pleno atendimento de energia e de potência. O período tipicamente úmido continua apresentando afluências em volume suficiente garantindo a recuperação dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). O nível de armazenamento em janeiro fechou com 64% de energia armazenada, cerca de 3 pontos percentuais acima do verificado em 2024 (61%). Por subsistema, os percentuais atingiram: 80% no Norte, 70% no Nordeste, 62% no Sudeste/Centro-Oeste e 61% no Sul.
 

“Iniciamos 2025 com um cenário bastante positivo em relação ao avanço dos níveis de armazenamento dos reservatórios. Em janeiro tivemos uma demanda elevada de energia, por conta das altas temperaturas, a carga foi atendida e, ainda assim, mantivemos a nossa estratégia de recuperação dos estoques de água das hidrelétricas. O SIN está preparado para atender a demanda nos próximos meses”, destaca o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.
 

O quadro a seguir detalha os resultados dos estudos prospectivos até 31 de julho de 2025, para os cenários inferior e superior de afluências e de armazenamento. Para o período de fevereiro a julho, a previsão é de que as condições de afluências no SIN irão variar entre 70% e 98% da Média de Longo Termo (MLT).
 

As perspectivas para a Energia Armazenada (EAR) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste ao final deste período seriam, na condição menos favorável de 1,5 pontos percentuais (p.p.) abaixo do aferido em julho de 2024. Caso se confirme a possibilidade mais otimista, o indicador seria 26,5 p.p. acima do registrado no mesmo período do ano passado. No SIN, a EAR na condição menos favorável seria 1,3 p.p. inferior àquela verificada em julho passado, ao passo que 23,5 p.p. acima na projeção superior.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 24/03/2025
Local: Kay Bailey Hutchison Convention Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Hannover Fair
Data: 31/03/2025
Local: Hannover Exhibition Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2025
Data: 02/04/2025
Local: Novotel São Paulo Center Norte
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Feicon
Data: 08/04/2025
Local: Pavilhão São Paulo Expo São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.