Documento detalha os resultados do ano passado e o aumento da complexidade da operação do SIN
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou o Relatório Anual 2024, publicação que apresenta, de forma detalhada, os resultados conquistados no ano passado, desafios e avanços na gestão do Sistema Interligado Nacional (SIN). O Relatório destaca quais foram as estratégias do Operador para lidar com os diferentes cenários. O documento foi desenvolvido tendo como parâmetro os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) – referência global para relatos de desempenho em sustentabilidade – e, pela primeira vez, seu conteúdo foi organizado de forma alinhada ao Planejamento Estratégico 2025-2027 do Operador.
O diretor-geral do ONS, Marcio Rea, destaca que “a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável ganhou ainda mais força”. Pontua ainda que o crescimento da geração renovável demanda investimento em novas tecnologias de acompanhamento das condições climáticas e, dessa forma, “o investimento do Operador em ferramentas de previsão e monitoramento mais precisas, visando sempre a segurança do Sistema, tendo em vista a intermitência natural dessas fontes de energia”.
Ainda como parte dos desafios de coordenação de um sistema elétrico com elevada participação de fontes renováveis, o ONS vem atuando junto aos agentes eólicos e solares para a atualização de seus modelos matemáticos, de modo que os sistemas de monitoramento em tempo real do SIN reproduzam com fidelidade o comportamento real dessas usinas. O Operador também contribuiu para o desenvolvimento de mecanismos regulatórios e novas estratégias de integração dessas fontes.
O documento ressalta as medidas tomadas pelo Operador, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, agentes e outras instituições do setor elétrico, para a gestão de recursos hídricos e reservatórios diante de evento extremos como as enchentes no Rio Grande do Sul, registrada em maio de 2024, e a seca no Rio Madeira, entre outros temas relacionados a operação do sistema.
O relatório aponta ainda para o lançamento do {onstec}, que congrega e define o caminho tecnológico que o Operador tem percorrido para promover a completa sincronização entre tecnologia e negócio. Um dos marcos do ano foi o lançamento da inteligência artificial generativa, Tiago.
Em relação a sustentabilidade, ressalta a definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU de maior impacto para o ONS: Água Potável e Saneamento (número 6), Energia Limpa e Acessível (7), Redução das Desigualdades (10), Ação Contra a Mudança Global do Clima (13) e Parcerias e Meios de Implementação (17), além das ações relacionadas a diversidade e inclusão.
Confira a íntegra do Relatório Anual ONS 2024, bem como as Demonstrações Financeiras.
Confira os documentos de anos anteriores
2023
Relatório Anual ONS 2023 (íntegra)
Versão resumida e interativa
Demonstrações Financeiras
Parecer do Conselho Fiscal.
2022
Relatório Anual ONS 2022 (íntegra)
Versão resumida e interativa
Demonstrações Financeiras 2022
Parecer do Conselho Fiscal
2021
Relatório da Administração 2021
Vídeo Panorama 2021 (síntese de pontos mais relevantes)
Relatório de Sustentabilidade 2021
Demonstrações Financeiras 2021
Com informações obtidas por ONS.