Onde devo instalar meu quadro elétrico?

nov, 2019

Lembrando-nos das velhas aulas de instalações elétricas de baixa tensão, vem

  • mente que a localização do quadro de distribuição deve ser o mais perto possível do ponto médio da distância entre as cargas, de modo que os alimentadores dessas cargas seja o mais curto possível, correto? Bom, a resposta é sim!

Entretanto, nem sempre é possível atender a essa premissa, pois basta analisar um exemplo simples de uma instalação industrial, onde o quadro geral de baixa tensão, por razões de logística interna da fábrica que ali funciona, precisa ficar na lateral do galpão, de modo que é necessário deslocar o quadro do ponto médio das cargas para esta localização marginal. De qualquer forma, essa posição não tem grandes implicações na funcionalidade nem do quadro, nem da instalação, apenas nos custos da implantação.

Entretanto, analisemos o local da instalação do ponto de vista do acesso, dos riscos elétricos e da NBR 5410. Um quadro não deve ser acessível a pessoas não qualificadas e habilitadas sem que este tenha todas as salvaguardas necessárias para isso, ou seja, medidas que impeçam contatos acidentais ou deliberados às partes vivas, medidas que impeçam acesso a dispositivos de manobra ou controle para público em geral etc.

Tão importante quanto evitar o acesso de pessoas não habilitadas ou qualificadas a quadros em operação normal, é absolutamente necessário preocupar-se com procedimentos de manutenção que, certamente, um dia, deverão ocorrer, e que, dependendo de onde o quadro estiver localizado, dificulta esse procedimento ou coloca o publico em geral sob risco elétrico.

Dessa forma, a recomendação é sempre manter quadros elétricos em recintos fechados, não acessíveis ao público geral e com acessibilidade restrita por medidas de controle de acesso conforme o prontuário NR-10 da instalação; este, por sua vez, elaborado por profissional habilitado e em conformidade com as necessidades operacionais da instalação e, sobretudo, a qualificação e habilitação dos profissionais responsáveis pela operação e pela manutenção da instalação.

Finalmente, é necessário, sim, analisar onde deve ser instalado um quadro elétrico antes de fazê-lo!

Comentários

Deixe uma mensagem