Nova solução digital da ABB para gerenciamento de ativos no segmento metalúrgico elimina manutenção desnecessária, impulsionando a produtividade

set, 2019

ABB Ability™ Asset Vista Condition Monitoring atende ao setor de metalurgia, oferecendo visibilidade contínua e completa do status do ativo, usando dados da planta para prever as necessidades de manutenção.

ABB, líder em tecnologia pioneira, lançou uma aplicação digital e escalável que proporciona aos fabricantes do segmento metalúrgico uma visão completa do status dos ativos de sua produção, ajudando a evitar o excesso de manutenções, prevenindo, assim, exposições desnecessárias às áreas perigosas e acelerando reparos.

A solução ABB Ability™ Asset Vista Condition Monitoring para o segmento de metalurgia coleta rapidamente informações divergentes de diversos equipamentos da produção como motores disjuntores, redutores, válvulas, chaves e sensores. Assim, os dados são apresentados em dashboards de fácil utilização para as equipes de operações, automação e pessoal de manutenção, garantindo um harmonioso trabalho conjunto e integrado. Altamente escalável, a solução é particularmente de rápida e fácil implementação nas plantas que já utilizam uma ampla variedade de sistemas de controle distribuído, incluindo o líder de mercado ABB Ability™ System 800xA da ABB.

“Nosso objetivo com o ABB Ability™ Asset Vista é acabar com a comunicação fragmentada entre operações, automação e equipe de manutenção, ajudando os fabricantes do segmento metalúrgico a definirem uma estratégia de manutenção preditiva completa”, diz Tarun Mathur, Global Product Manager para Metals Digital na ABB.

“Estudos anteriores mostraram que um sistema de manutenção preditiva com funcionamento adequado pode gerar economias de 8% a 12% superiores a um programa que usa apenas manutenção preventiva, porém, em algumas situações, as economias podem exceder 30% a 40%1,” explica Eduardo Ingegneri, Global Product Manager para o Asset Vista na ABB. “Após a implementação bem-sucedida do sistema em um laminador de barras de 22 cadeiras de um cliente do ramo metalúrgico na Europa, sabemos que ele oferece economia de custos, melhora a segurança do pessoal ao reduzir manutenção desnecessária em áreas de perigo, e pode reduzir o uso de recursos e o impacto ambiental”, completa.

Desenvolvido por especialistas em manutenção, o ABB Ability™ Asset Vista Condition Monitoring trabalha com protocolos de comunicação aberta como OPC e Modbus e é facilmente integrado em uma variedade de sistemas de controle de terceiros. Combinar o Asset Vista com gerenciamento de manutenção da planta melhora a confiabilidade do equipamento, reduzindo custos com manutenção e de operação, evitando paradas não planejadas e aumentando a produtividade.

Por exemplo, uma correia transportadora convencional oferece uma vasta gama de informações, ainda que sem ABB Ability™ Asset Vista Condition Monitoring, e esses dados podem ser distribuídos, de forma independente, para diferentes sistemas de computadores em locais diferentes. Isso pode impedir que informações vitais sejam compartilhadas rapidamente para todos os times envolvidos.

“Se uma falha ocorre devido à lubrificação insuficiente de um motor elétrico, o engenheiro de manutenção pode não ter ciência até que a produção já esteja comprometida”, diz Tarun Mathur. “Mesmo quando identificado, o engenheiro pode não apontar rapidamente o motor elétrico como sendo a causa raiz. Isso pode levar a atrasos grandes e custosos”, alerta.

 

O ABB Ability™ Asset Vista evita esse cenário ao enviar informações chave somente para um sistema, focado na manutenção. Então, todas as partes relevantes são advertidas do potencial de falha (isto é, falha na lubrificação) com uma proposta de solução a tempo de resolvê-la, antes que a produção seja afetada.

Há quatro fases para implementar o ABB Ability™ Asset Vista Condition Monitoring para o segmento de metalurgia. Primeiro, uma avaliação on-site feita pelos especialistas da ABB, e então especialistas de manutenção do local avaliam as necessidades de uma manutenção precisa. Então, uma solução de longo prazo é projetada com base nos objetivos de negócio e tecnologias disponíveis. Na fase seguinte, o time da ABB instala a aplicação de monitoramento de condição online. Finalmente, a ABB mede e otimiza remotamente o desempenho da manutenção e apresenta resultados em relatórios periódicos. Um contrato de serviços da ABB garante que a aplicação esteja sempre atualizada para que, então, os times de manutenção do cliente possam focar em suas atividades diárias.

O ABB Ability™ Asset Vista Condition Monitoring para metalurgia é escalável por meio de sua biblioteca de monitores de ativos, chamada Asset Vista Library Suite.  Graças a esta biblioteca, os usuários podem aplicar o Asset Vista em qualquer área de foco que eles queiram, seja monitoramento de condição da automação, instrumentação, elétrica, mecânica ou equipamento de processo. Esse conjunto de monitores permite que um usuário comece com um escopo pequeno cobrindo somente os componentes mais comuns inicialmente e então, em linha com o crescimento das demandas do negócio, amplie o monitoramento de condição para avaliar os equipamentos e componentes de grande valor agregado de forma mais complexa.

Para mais informação, visite:

https://new.abb.com/metals/abb-ability-asset-vista-condition-monitoring-for-metals

Comentários

Deixe uma mensagem