Notícias do front

nov, 2019

Proteção contra descargas atmosféricas – Sistemas de alerta de tempestades elétricas

Após  dois  anos de  trabalho, a  CE 64.10 (Proteção contra descargas atmosféricas) disponibilizou para consulta nacional, até 10 de setembro de 2019, o projeto da NBR 16785 – Proteção contra descargas atmosféricas —   Sistemas de alerta de tempestades elétricas.

Baseado na IEC 62793, o texto do projeto tem o objetivo de normalizar aspectos complementares e dispositivos para a proteção contra descargas atmosféricas em áreas abertas. Através de alertas providos pelo Sistema  de Alerta de Tempestades Elétricas (SATE) –, capaz  de ler variação de campo elétrico e magnético –, podem ser criados procedimentos que variam desde a  transferência das pessoas das áreas abertas para dentro de estruturas fechadas e protegidas contra descargas atmosféricas até a execução da rápida mudança de certas condições de processos, por exemplo: abastecimento de combustível, decolagem de aeronaves etc., tornando o local mais seguro para o caso de impacto do raio.

Vale a pena fazer seu cadastro gratuitamente no site da Associação Brasileira de  Normas  Técnicas (ABNT), https://www.abntonline.com.br/consultanacional/login.aspx, fazer o download do texto, analisá-lo e dar o seu voto.

Outra novidade é a revisão da NBR 5419:2015.  É importante salientar que a cada cinco anos, é recomendável que o texto passe por revisão de atualização e, pelo  menos por  enquanto, é  o  que pretende a CE 64.10, alterar apenas elementos do  texto visando melhorar a compreensão, deixando o mesmo mais amigável para  o  usuário. Não  há  por que alterar radicalmente o conteúdo técnico, uma vez que o mesmo é bastante abrangente e sólido, estando realmente alinhado à realidade atual.

Não há sequer previsão de publicação do novo texto da NBR 5419, mas uma coisa é certa: nada acontecerá antes de 2021.

Comentários

Deixe uma mensagem