MME e EPE lançam caderno sobre Custos das tecnologias de geração e transmissão

Documento apresenta as estimativas de custos das fontes de geração consideradas como oferta para a expansão de energia elétrica nos estudos do PDE

Dando continuidade às publicações do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta terça-feira (10/09), o Caderno de Parâmetros de Custos – Geração e Transmissão.

O documento apresenta as estimativas de custos das fontes de geração consideradas como oferta para a expansão de energia elétrica nos estudos do PDE, assim como os custos referenciais de expansão das interligações entre os subsistemas. 

O objetivo deste caderno é dar transparência e publicidade aos dados de entrada utilizados no Modelo de Decisão de Investimento (MDI) na elaboração do PDE 2034. 

A publicação traz estimativas de custos baseadas em informações de amostras nacionais e de referências internacionais, além de dados de vida útil econômica que são avaliados a partir da vida útil dos equipamentos e prazos contratuais estabelecidos para cada fonte nos leilões de energia.

Os estudos são elaborados pela EPE sob as diretrizes e o apoio da equipe do Ministério de Minas e Energia.

Acesse o Caderno de Parâmetros de Custos de Geração e Transmissão aqui

Fonte: Ministério de Minas e Energia.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.