Edição 44, Setembro de 2009
Por Tarcísio Brito
Instalação de relé fotoelétrico
O relé fotoelétrico, também conhecido como fotocélula, é um dispositivo de controle que possui a função de acender e apagar uma única lâmpada, ou circuito de iluminação, de acordo com o nível de iluminamento do ambiente. Isto permite que uma lâmpada seja ligada automaticamente quando o ambiente em questão está com baixo nível de luz desejado (no entardecer, por exemplo) e desligada automaticamente quando o ambiente está com nível de luz suficiente (como no amanhecer).
A principal aplicação do relé fotoelétrico é o acionamento automático de circuitos de iluminação pública, áreas externas em condomínios e residências, outdoors, letreiros e fachadas, luminosos, etc.
Existem diversos tipos de relés fotoelétricos construídos sob normas específicas de fabricação e utilização, por exemplo, relés para montagem em poste, relés para montagem diretamente sobre a luminária controlada, ou ainda relés em que o sensor de luminosidade é separado do dispositivo que manobra a carga, dispositivo este que pode ser montado em painel, enquanto o sensor é instalado externamente. Também se apresentam ao mercado relés com diferentes tensões de alimentação e ajuste de sensibilidade, onde é possível definir o nível de iluminamento para a atuação do relé. Alguns modelos possuem duas regulagens em que é possível comandar com diferentes níveis de iluminamento dois circuitos. Já estão disponíveis no mercado também relés fotoelétricos modernos capazes de serem instalados próximos à influência da luz que está sendo controlada, evitando acendimentos e apagamentos intempestivos, pois possuem sistema de compensação da influência da luz artificial controlada.
Da instalação ao funcionamento: confira a seguir os sete passos do relé fotoelétrico (série 10.42)
1º Passo:
Identificação do material
– Relé fotoelétrico
– Suporte metálico (fornecido com relé)
– Adaptador plástico para montagem em poste com abraçadeira (fornecido com relé)
– Abraçadeira (não fornecido)
– Parafusos e buchas (fornecido com relé)
– Cabo PP (mínimo 2×1,5 mm² conforme a ABNT NBR 5410 e máximo 2×2,5 mm²)
2º Passo:
Escolha do local de instalação
Para um correto funcionamento do relé fotoelétrico, é necessário que ele seja instalado evitando que a luz acionada influencie a leitura do sensor. Em locais em que não é possível evitar que uma parte da luminosidade da luz acionada atinja o sensor, deve ser utilizado um relé fotoelétrico com princípio de compensação da influência da luz acionada.
3º Passo:
Ligação elétrica do relé fotoelétrico
É de extrema importância verificar se a lâmpada ou circuito de iluminação não excede a capacidade de chaveamento do relé. O circuito de carga é interrompido entre os terminais L e L1 no ajuste de lux 1 e entre L e L2 para o ajuste de lux 2.
4º Passo:
Regulagem do início da intervenção de luz ambiente (sensibilidade)
5º Passo:
Fechamento do relé
É necessário assegurar que o prensa cabos esteja apertado a ponto de conseguir o grau de proteção IP 54 para o invólucro (proteção contra poeira, resíduos e projeção de água).
6º Passo:
Teste de funcionamento do relé fotoelétrico
Nos três primeiros ciclos de acionamento, os tempos de liga e desliga são reduzidos a zero a fim de ajudar à instalação. Para testar o funcionamento do relé, é necessário cobri-lo por completo – utilizando-se, por exemplo, a embalagem do próprio produto como na imagem.
7º Passo: Resultado
Para mais informações, acesse: www.instalacoeseletricas.com e baixe o catálogo técnico e de aplicações.
Tarcísio Brito é suporte técnico da Finder Componentes Ltda.
Comentários