Inaugurado maior sistema de armazenamento de energia da Europa

ago, 2018

Projeto utiliza baterias novas e usadas de carros elétrico e é resultado da colaboração entre Nissan, Eaton, BAM, The Mobility House e Arena Johan Cruijff

O maior sistema de armazenamento de energia da Europa, que utiliza baterias de carros elétricos novas e usadas, entrou em funcionamento na Holanda. Este projeto inédito é resultado da colaboração entre Nissan, Eaton, BAM, The Mobility House e ArenA Johan Cruijff, apoiado pelo Fundo de Clima e Energia de Amsterdam (AKEF) e pelo Interreg.

O sistema de armazenamento de 3 MW dá mais confiabilidade e eficiência ao fornecimento de energia para o estádio, visitantes, vizinhança e a rede de energia holandesa. Combinando as unidades de conversão de energia da Eaton com o equivalente a 148 baterias do Nissan LEAF, esta solução não apenas habilita um sistema de energia mais sustentável, mas também cria uma economia circular para as baterias dos veículos elétricos.

“Graças a esse sistema de armazenamento, o estádio poderá utilizar sua própria energia sustentável de forma mais inteligente e, como a Amsterdam Energy Arena, isso pode mudar a capacidade de armazenamento disponível das baterias”, afirma Henk van Raan, diretor de inovação na Arena Johan Cruijff.

O sistema de armazenamento de energia tem um importante papel no balanceamento da oferta e demanda de energia na Arena Johan Cruijff. O sistema com 3 MW e 2.8 MW por hora é suficiente para alimentar milhares de lares. Essa capacidade significa, também, que a energia produzida por 4.200 painéis solares no teto da Arena também pode ser reservada e utilizada da melhor maneira. O sistema de armazenamento de energia proverá uma energia reserva, reduzindo o uso de geradores de diesel e aliviando a rede de energia, nivelando os picos que ocorrem durante shows.

Comentários

Deixe uma mensagem