Iluminação e sustentabilidade

Seguindo a série de artigos, neste  mês, em função do dia do meio ambiente comemorado no dia 05 de junho, nosso tema será iluminação e  sustentabilidade. A reflexão proposta é: de que maneira podemos fazer a iluminação mais sustentável? Quando pensamos no tema invariavelmente já associamos o uso do Led, mas podemos ir além. Podemos pensar no sistema de controle, que, associado à iluminação eficiente, manterá o fluxo luminoso constante durante toda a vida útil, podendo ser associado com sistemas que emitam o fluxo luminoso necessário para cada horário e/ou necessidade de utilização. A iluminação pode ser mais humana e gentil com o usuário que deve ter a possibilidade de utilizá-la da melhor maneira possível sempre.

Mas não precisamos pensar somente na tecnologia Led e no sistema de controle para tornar a iluminação mais sustentável, precisamos pensar no processo produtivo como um todo, desde a concepção do produto, utilização, reparos ao longo do tempo com as manutenções necessária até sua substituição e reutilização ou reciclagem. Aumentar o ciclo de vida não somente em termos de aumento de vida útil, mas no custo geral de  propriedade  e descarte deveria já estar sendo uma metodologia considerada para todos os projetos de eficiência energética em iluminação. Infelizmente ainda discutimos somente o lm/W e a vida do componente LED, perdendo a oportunidade de uma transformação completa do sistema em termos gerais considerando diversas outras questões técnicas pertinentes.

Quando pensamos na iluminação urbana mais sustentável nos deparamos com o paradigma de cada vez mais pessoas vivendo nas cidades e demandando recursos e uso de espaços e buscando uma melhor qualidade de vida. Estima-se que até 2050 mais de 70% da população viva nas cidades, cada vez mais sobrecarregadas com espaços limitados. As cidades precisam de eficiência e sustentabilidade gerando oportunidades para todos os habitantes. A iluminação interferindo diretamente em nossa saúde deve ser cada vez melhor projetada e levando em conta as pessoas e não somente os espaços. Nas cidades, a iluminação deve ajudar a transformar o ambiente urbano no período noturno garantindo que as pessoas tenham condições visuais favoráveis e interferindo o mínimo possível na flora e na fauna. A tecnologia atualmente deve ser apenas uma ferramenta para conseguirmos melhorar nossas metas de eficiência e sustentabilidade.

Uma iluminação mais sustentável que em sua essência respeite o meio ambiente depende de nossas escolhas e atitudes. O menor preço hoje por apresentar riscos e uma conta a ser paga em longo prazo que não está sendo considerada por quem projete, investe, avalia e adquire um produto nos dias de hoje. Demandar menos recursos e gerir estes recursos bem como gerir de forma correta a energia e os resíduos do uso da iluminação são questões essenciais nos dias de hoje. Pensar em economia circular e agir neste sentido deve ser considerado em uma concessão de iluminação daqui para frente. Assim como compatibilizar a iluminação com a arborização urbana.

Precisamos buscar  rapidamente que estes novos critérios sejam incorporados nos futuros projetos para que sustentabilidade em iluminação deixe de ser um conceito, uma tendência ou uma meta e se torne efetivamente algo valorizado, consolidado no entendimento de todos de forma prática e seja requisito essencial em qualquer nova implantação ou reforma dos sistemas existentes. A iluminação sustentável diz respeito a nossa melhoria da qualidade de vida atual, ao nosso futuro, e a vida das próximas gerações.

Compartilhe!

No data was found

Próximo evento

Evento: FEICON
Data: 02/04/2024
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: UTC América Latina
Data: 09/04/2024
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro (RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar Summit Brasil Nordeste
Data: 10/04/2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2024
Data: 17/04/2024
Local: Novotel Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.