Fusesaver® – Novas características

jan, 2019

Apresentamos novo módulo de comunicação incluindo bateria recarregável e novo conjunto de características

 

O Fusesaver® evoluiu! Além de ser um disjuntor monofásico inteligente compacto e de baixo custo, instalado em série com o fusível ou na substituição do mesmo, agora ele possui o módulo de comunicação com bateria de íons de lítio recarregável para uma melhor performance.

Para auto alimentar o Fusesaver® é necessário apenas corrente nominal mínima de 0,15 A. Se a linha não tiver essa corrente mínima, a bateria faz o papel de back-up e fornece energia até 10 dias, lembrando que a bateria é auto recarregável e se energiza, também, por meio da corrente nominal. Importante ressaltar que o novo módulo de comunicação com a bateria recarregável é compatível com as versões mais antigas do Fusesaver®.

Junto com a novidade do módulo de comunicação com bateria recarregável temos também uma nova versão do firmware com os seguintes recursos:

  • proteção CLP (Cold Load Pickup): introduzida para garantir que o Fusesaver® mantenha a carga sem disparar depois da perda de diversidade na rede elétrica;
  • opções de configuração para os elementos de tempo mínimo e máximo: permitem agora maior refinamento da proteção. Menores incrementos permitem uma graduação mais precisa;
  • indicação de passagem de falta: com a nova versão pode ser configurada para disparar por tipo de falta;
  • retardo de disparo manual configurável;
  • exibição dos dados do registro de faltas: mais precisa e com apresentação mais fácil de usar.

É importante deixar claro como funciona o Fusesaver®: ao detectar uma falta, ele automaticamente abre e permanece assim por um tempo predeterminado (2s a 30s). Após esse período, ele fecha e verifica se a falta ainda está na rede, caso a falta se mantenha o Fusesaver® abrirá. Caso a falta tenha sido temporária, o equipamento manterá fechado. O restabelecimento da rede em caso de falta permanente poderá ser via comando remoto SCADA, não sendo necessário uma equipe in loco. Todos os eventos e perfis de carga são armazenados em banco de dados interno do Fusesaver® com capacidade de até 3000 eventos.

São muitos os benefícios que o Fusesaver® agrega para a rede, para as concessionárias de energia e para o usuário final. Um dos maiores é que ele atua diretamente na redução de DEC (Duração Equivalente por Consumidor) e FEC (Frequência Média por Consumidor). Ou seja, a sua eficiência é visível para os usuários.

Devido às exigências do mercado elétrico competitivo brasileiro, melhorar a qualidade da energia é uma das tarefas mais difíceis para as concessionárias de energia, e o Fusesaver®  é a solução perfeita para garantir a redução do número e da duração das quedas de energia. Ele é capaz de remover os impactos de faltas transitórias nas linhas de distribuição. Em média, essas faltas representam 80% das interrupções de energia.

 

 

Dados técnicos

Nominal    Baixo alcanceAlcance padrãoAlto alcance
Tensão nominal kV2727 27
Tensão suportável nominal de impulso atmosférico UpkV 125125 125
Tensão suportável nominal à frequência da industrial Ud (60s)kV 6060 60
Corrente mínima da linha para operaçãoA0,150,51
Classificação de fusívelA2 a 165 a 50 5 a 100
Corrente nominalA32100200
Corrente nominal de interrupção de curto-circuitokA146,3
Corrente de composição de curto-circuito nominalkA2,51010
Corrente nominal de curta duraçãokA144
Duração da corrente nominal de curta duraçãos0,20,21

 

 

*Allay Magalhães ([email protected]) e Sérgio Correa ([email protected]) são especialistas em Fusesaver®.

Comentários

Deixe uma mensagem