Fusesaver® – Novas características

jan, 2019

Apresentamos novo módulo de comunicação incluindo bateria recarregável e novo conjunto de características

 

O Fusesaver® evoluiu! Além de ser um disjuntor monofásico inteligente compacto e de baixo custo, instalado em série com o fusível ou na substituição do mesmo, agora ele possui o módulo de comunicação com bateria de íons de lítio recarregável para uma melhor performance.

Para auto alimentar o Fusesaver® é necessário apenas corrente nominal mínima de 0,15 A. Se a linha não tiver essa corrente mínima, a bateria faz o papel de back-up e fornece energia até 10 dias, lembrando que a bateria é auto recarregável e se energiza, também, por meio da corrente nominal. Importante ressaltar que o novo módulo de comunicação com a bateria recarregável é compatível com as versões mais antigas do Fusesaver®.

Junto com a novidade do módulo de comunicação com bateria recarregável temos também uma nova versão do firmware com os seguintes recursos:

  • proteção CLP (Cold Load Pickup): introduzida para garantir que o Fusesaver® mantenha a carga sem disparar depois da perda de diversidade na rede elétrica;
  • opções de configuração para os elementos de tempo mínimo e máximo: permitem agora maior refinamento da proteção. Menores incrementos permitem uma graduação mais precisa;
  • indicação de passagem de falta: com a nova versão pode ser configurada para disparar por tipo de falta;
  • retardo de disparo manual configurável;
  • exibição dos dados do registro de faltas: mais precisa e com apresentação mais fácil de usar.

É importante deixar claro como funciona o Fusesaver®: ao detectar uma falta, ele automaticamente abre e permanece assim por um tempo predeterminado (2s a 30s). Após esse período, ele fecha e verifica se a falta ainda está na rede, caso a falta se mantenha o Fusesaver® abrirá. Caso a falta tenha sido temporária, o equipamento manterá fechado. O restabelecimento da rede em caso de falta permanente poderá ser via comando remoto SCADA, não sendo necessário uma equipe in loco. Todos os eventos e perfis de carga são armazenados em banco de dados interno do Fusesaver® com capacidade de até 3000 eventos.

São muitos os benefícios que o Fusesaver® agrega para a rede, para as concessionárias de energia e para o usuário final. Um dos maiores é que ele atua diretamente na redução de DEC (Duração Equivalente por Consumidor) e FEC (Frequência Média por Consumidor). Ou seja, a sua eficiência é visível para os usuários.

Devido às exigências do mercado elétrico competitivo brasileiro, melhorar a qualidade da energia é uma das tarefas mais difíceis para as concessionárias de energia, e o Fusesaver®  é a solução perfeita para garantir a redução do número e da duração das quedas de energia. Ele é capaz de remover os impactos de faltas transitórias nas linhas de distribuição. Em média, essas faltas representam 80% das interrupções de energia.

 

 

Dados técnicos

Nominal     Baixo alcance Alcance padrão Alto alcance
Tensão nominal kV 27 27  27
Tensão suportável nominal de impulso atmosférico Up kV 125 125  125
Tensão suportável nominal à frequência da industrial Ud (60s) kV 60 60  60
Corrente mínima da linha para operação A 0,15 0,5 1
Classificação de fusível A 2 a 16 5 a 50  5 a 100
Corrente nominal A 32 100 200
Corrente nominal de interrupção de curto-circuito kA 1 4 6,3
Corrente de composição de curto-circuito nominal kA 2,5 10 10
Corrente nominal de curta duração kA 1 4 4
Duração da corrente nominal de curta duração s 0,2 0,2 1

 

 

*Allay Magalhães ([email protected]) e Sérgio Correa ([email protected]) são especialistas em Fusesaver®.

Comentários

Deixe uma mensagem