Fundação Energia e Saneamento em Jundiaí é premiada

fev, 2020

A Fundação Energia e Saneamento, que abriga o maior arquivo histórico sobre energia no Brasil, em Jundiaí, foi premiada no edital de Modernização de Acervos de Museus e Arquivos do ProAc – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.  Com o projeto, os mais de 3.500 objetos museológicos da instituição, entre eles postes e itens de iluminação pública utilizados na Capital e nas cidades do interior do Estado desde o século 19, e alguns dos primeiros eletrodomésticos importados ao Brasil, serão centralizados e catalogados em nova reserva técnica na sede da Fundação em Jundiaí.

Acervo Fundação Energia e Saneamento, localizado no centro de Jundiaí, atende estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais

O aporte financeiro adquirido por meio da premiação será destinado às atividades, já iniciadas, para readequação dos espaços físicos, a fim de acondicionar os objetos históricos do setor. O trabalho engloba as adaptações e reformas das estruturas físicas do prédio para a implantação de reserva técnica, ajustes de acondicionamento da guarda dos objetos, tratamento técnico do Acervo Museológico com foco na avaliação e diagnóstico das peças, entre outras entregas, a serem executadas até o final de 2020.

O acervo está desde 2018 na cidade e conta com uma equipe de profissionais da Fundação Energia e Saneamento para a guarda, conservação e organização dos documentos. Localizado no centro de Jundiaí (Rua Barão de Jundiaí, 202), o arquivo histórico reúne imagens, documentação textual, biblioteca histórica e técnica, cartografia e desenhos técnicos que mostram o desenvolvimento do setor do país. O acervo é composto por mais de 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3,5 mil objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros.

 

O acesso ao acervo é livre e gratuito aos pesquisadores e interessados no tema, que devem solicitar consultas mediante agendamento pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

Comentários

Deixe uma mensagem