Fiesp prevê fortalecimento da retomada da economia em 2018

jan, 2018

A retomada da economia brasileira ganhará força em 2018 a partir, especialmente, da redução do endividamento das famílias e das empresas, das condições favoráveis no mercado externo e redução da taxa de juros, e da tendência de expansão do crédito, que induz ao aumento do consumo e, consequentemente, da produção. A análise é da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Para a economia como um todo, a expectativa da Fiesp é de crescimento de 2,8% do PIB em 2018 e, para o segmento da Indústria de Transformação, o crescimento projetado é de 3,1%. Em relação aos investimentos (formação bruta de capital fixo), a expansão esperada é de 3,2%.

As previsões para 2018 são respaldadas por resultados positivos em diversos aspectos da economia, que vem de três trimestres seguidos de crescimento do PIB, incluindo expansão de 0,1% no terceiro trimestre, em relação ao anterior. É um sinal de recuperação consistente, sustentada pelo consumo. Também houve no terceiro trimestre crescimento no consumo das famílias, além de volta da expansão dos investimentos, depois de longo período de quedas sucessivas.

Comentários

Deixe uma mensagem