Equipamentos para atmosferas explosivas

mar, 2015

Edição 109 – Fevereiro de 2015

Novas normas IEC e ABNT para equipamentos Ex.

Partes das normas IEC 61892 (internacional) e NBR IEC 61892 (brasileira) são revisadas e alteram requisitos técnicos para unidades marítimas fixas e móveis. Pesquisa com este setor traz impressões de fabricantes e de consumidores de equipamentos Ex.

Quando se pensa em normalização para instalações com atmosferas explosivas, é automático se lembrar da série NBR IEC 60079. As diversas partes que compõem este conjunto de normas tratam dos requisitos técnicos de equipamentos e sistemas destinados a esse tipo de instalação, no entanto, outros documentos normativos também devem ser levados em consideração em casos específicos. É o caso da série IEC 61892, que traz determinações normativas para instalações elétricas em unidades marítimas fixas e móveis.

Recentemente, no final do ano passado, foram publicadas novas edições das partes 5, 6 e 7 da IEC 61892, dedicada a unidades móveis. O engenheiro especializado em atmosferas explosivas, Roberval Bulgarelli, explica que esta série tem o objetivo de garantir a segurança no projeto, seleção de equipamentos, instalação, manutenção e utilização de equipamentos elétricos para geração, armazenamento, distribuição e utilização de energia elétrica para todas as finalidades em unidades marítimas que são utilizadas para a exploração e o aproveitamento dos recursos do petróleo.

A IEC 61892-5 tem por escopo especificar as características para instalações elétricas em unidades marítimas móveis, para utilização durante transferência de produtos de um local para outro e para utilização durante as etapas de exploração e exploração de poços de petróleo. Ainda sem equivalente na ABNT, a parte 5 da IEC 61892 é adequada para instalações elétricas permanentes, temporárias, transportáveis ou manuais de até 35 kVca ou 1,5 kVcc.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Comentários

Deixe uma mensagem