Energia solar avança no Brasil – Maior projeto de energia fotovoltaica para mercados públicos do mundo

maio, 2019

Rio de Janeiro, 08 de Maio de 2019

O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, no Rio de Janeiro (CADEG) recebe, nos próximos dias, um projeto que fará com que possa ter mais autonomia e uma expressiva economia na energia elétrica com sistema solar e cogeração.

GERASUN é a empresa responsável pelo projeto fotovoltaico e a CHP e GERASTAR pela instalação dos geradores a gás. A equipe de técnicos está instalando as placas fotovoltaicas e geradores a gás no local.
Será o maior projeto de energia fotovoltaica do município do Rio de Janeiro que consiste em um sistema formado por 5.124 placas solares, que cobrem mais de 10 mil metros quadrados.

O sistema fotovoltaico do CADEG teve investimento de R$ 13 milhões da CPFL Eficiência Energética. No auge de sua capacidade, vai gerar 1,8 MW, energia suficiente para abastecer em torno de mil residências com consumo de até 200 KWh por mês. Somente com a geração de energia solar, o centro deverá diminuir sua conta de energia em 39% com uma economia projetada de R$ 140 mil por mês. O Mercado Municipal do Rio de Janeiro, vinha sofrendo com o expressivo reajuste tarifário na conta de energia.
A solução foi um plano de integração entre um sistema solar e uma usina de cogeração a gás natural que supre 100% das necessidades do estabelecimento e o torna mais independente das bandeiras tarifárias.

Para ainda mais economia, o contrato prevê também a instalação de seis motogeradores, alimentados com gás natural, gerando eletricidade para o prédio durante o horário de pico, das 17h30 às 20h30, quando a tarifa é mais cara.
As placas solares geram energia durante o dia e a cogeração passa a funcionar do pôr do Sol até as 20h30, gerando toda quantidade de água quente necessária para os condôminos.
O contrato de locação terá duração de 15 anos e será um passo importante para a adesão desta solução em ainda mais centros comerciais.

Confira o vídeo da matéria: https://globoplay.globo.com/v/7595553/

 

Comentários

Deixe uma mensagem