Energia gerada pelo Parque Avenida é capaz de abastecer 70 casas em BH

jan, 2020

Belo Horizonte – O Parque Avenida, maior complexo multiuso de Belo Horizonte acaba de ampliar o número de placas solares de sua usina fotovoltaica. Com o objetivo de aumentar o abastecimento da sua própria energia elétrica, o empreendimento mais que dobrou o número de módulos de sua estrutura, passando de 100 para 300 placas, o que totaliza em uma área de 600 m² para a captação da luz do sol.


Sandro Giovanni, Gerente Predial do Parque Avenida, explica que o Brasil está muito bem posicionado no âmbito internacional para se tornar uma referência em energia fotovoltaica. “A produção de energia renovável, limpa, sustentável e competitiva tem tudo para crescer, pois ainda é um mercado a ser explorado. Aqui no empreendimento, por exemplo, estudamos a possibilidade de termos a usina há um tempo e com a instalação e, recentemente a ampliação dos módulos, passamos a gerar 12.000 KWh/mês, uma potência suficiente para o consumo de 70 famílias da capital”.

Completamente isenta de acidentes, estiagens prolongadas e riscos operacionais, esse tipo de produção energética ainda oferece os benefícios com a sobra de energia que gera ganho de créditos. Sua autonomia não cria dependência da fonte de fornecimento, não tem perdas elétricas por ser mais eficiente e a rápida instalação representa economia instantânea na conta de luz. O equipamento poder ser implantado ocupando espaços existentes, sem onerar o projeto e, para os grandes empreendimentos, como é o caso do Parque Avenida, no alto da Avenida Raja Gabáglia, a estrutura terá maior competitividade e lucro, sem perdas por falta de energia elétrica. 

Mesmo que este mercado represente somente 1% de toda a energia gerada pelo Brasil, esta produção já movimenta seis bilhões de reais por ano. O investimento em um sistema solar fotovoltaico é recuperado pelo consumidor em cinco a seis anos em média, usando equipamentos nacionais com garantia de desempenho de pelo menos 25 anos.

Comentários

Deixe uma mensagem