Realizado nos dias 13 e 14 de maio, em Campinas – SP, o seminário contou com a cobertura da Revista OSE
Comemorando 25 anos de uma trajetória de sucesso no segmento de proteção, automação e controle de subestações, a SEL Brasil celebrou a data com um seminário internacional, realizado entre os dias 13 e 14 de maio, no Royal Palm Plaza, em Campinas – SP. Com mais de 200 participantes, o congresso abordou temas relevantes para os mercados de transmissão, distribuição, industrial e de instalações de infraestrutura crítica.
Além da participação de diretores e profissionais da SEL Brasil, o seminário contou com representantes de importantes agentes do setor elétrico nacional. Estiveram presentes nomes como André Filomena, da CPFL Transmissão; Paulo Augusto Bedeschi Araújo, da CEMIG; e Eduardo Polvani Campaner, da CGT Eletrosul. Também marcaram presença pesquisadores e especialistas de instituições como Unicamp, UnB, ONS, Petrobras e Energisa, reforçando o caráter técnico e colaborativo do evento, que se propôs a discutir os rumos da inovação na proteção, automação e controle de subestações.
Para Ricardo Abboud, engenheiro associado e um dos primeiros colaboradores da SEL Brasil, os 25 anos da empresa no país simbolizam uma contribuição significativa para a formação técnica no setor elétrico.
“A importância de estarmos no Brasil há 25 anos está, sobretudo, no que a SEL trouxe para o país, o compartilhamento de conhecimento em sistemas de proteção. Quando fundamos a empresa, em 2000, essa era uma lacuna clara. Faltavam cursos, faltava discussão técnica e formação de novos engenheiros. Por isso, criamos a Universidade SEL em 2001, com foco em cursos de aperfeiçoamento em proteção e automação de sistemas elétricos. Desde então, temos promovido treinamentos de alto nível, como o curso de análise de oscilografias, desenvolvido aqui mesmo, e cursos de especialização em parceria com universidades brasileiras. A disseminação de conhecimento técnico sempre foi um diferencial da SEL no mercado nacional e o seminário de 25 anos é mais uma prova disso”, destacou Abboud.
Expansão em Campinas
A empresa também anunciou novos investimentos na unidade de Campinas (SP), que passará por uma ampliação ainda este ano. A reforma contempla a criação de uma nova área de comissionamento e ajuste de equipamentos, além da expansão da capacidade de produção de painéis elétricos.
Segundo a SEL, a expectativa é gerar pelo menos 30 novas vagas para o setor de montagem de painéis, com um investimento inicial de cerca de US$ 2 milhões até o meio do ano. Com essa ampliação, a fábrica poderá alcançar uma capacidade produtiva de até dois mil painéis por ano.