O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emite nesta semana pareceres de acesso favoráveis para a implantação de dois projetos de datacenter na região Nordeste do país. Os dois empreendimentos ficam no estado do Ceará.
As duas aprovações são referentes a projetos que serão instalados no Complexo do Pecém. O primeiro deles é um datacenter com conexão prevista em janeiro de 2027, na Subestação Pecém II 230 kV.
O segundo projeto, com conexão na futura SE Pecém III 500 kV, foi aprovado com condicionantes, ou seja, sua efetiva conexão depende da implantação de um conjunto de obras de transmissão, dentre elas algumas indicadas na 4ª Emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE), publicada em fevereiro de 2025, e que trazem maior segurança e ganhos sistêmicos para a região.
Estes serão os dois primeiros datacenters conectados à Rede Básica do Nordeste e representam uma carga significativa para o sistema elétrico da região. Há uma expectativa de crescimento desse setor nos próximos anos, impulsionada pela demanda crescente por serviços de tecnologia, bem como por necessidades de armazenamento e processamento de dados.
“O ONS vem buscando formas seguras para atender os pedidos de acesso de grandes consumidores de energia. O crescimento do setor de datacenters é importante para a economia do Brasil, em particular do Nordeste, pela expectativa de trazer muitos investimentos. Temos o compromisso de apoiar esse processo, respeitando os procedimentos e a confiabilidade do SIN”, afirma o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.
Com informações obtidas por ONS.