CTG Brasil faz parceria com SENAI para produção local de testes rápidos de coronavírus

Maio, 2020

Projeto tem investimento de R$ 2 milhões para entrega de três milhões de testes ao mês

A CTG Brasil, umas das líderes em geração de energia limpa no País, firmou parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), unidade integrante do SENAI – Departamento Nacional, para a produção de testes rápidos de diagnóstico sorológico de Covid-19, com investimento de R$ 2 milhões. O montante aportado pela CTG Brasil faz parte dos recursos financeiros destinados ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cerca de três milhões de testes serão produzidos mensalmente a partir de julho, para disponibilização ao Sistema Único de Saúde (SUS) e venda a laboratórios da rede particular. O projeto ainda conta com as parcerias da Bio-Manguinhos/Fiocruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da empresa de biotecnologia Advagen Biotech.

“Nosso projeto vem para somar na força de detecção do novo coronavírus e trazer como alternativa o uso de testes sorológicos. Além de poder reduzir em até quatro vezes o custo do diagnóstico, os testes sorológicos que estamos propondo também trarão agilidade na obtenção dos resultados, variando de minutos (para os testes rápidos) a poucas horas (para testes ELISA)”, revela Aline Dumaresq, coordenadora de Biotecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

“A ampliação da testagem da população tem impacto direto no controle da disseminação da doença e, consequentemente, possibilita tomadas de decisões que levem ao achatamento da curva de casos de infecção por Covid-19, protegendo o Sistema de Saúde de um possível colapso”, completa.

Para Evandro Vasconcelos, vice-presidente de geração e comercialização da CTG Brasil, “a identificação do máximo de pessoas que têm ou já tiveram a Covid-19 é de extrema importância no combate à doença. A CTG Brasil, buscando colaborar para que isso aconteça o mais rápido possível, apoia iniciativas que vão neste sentido, como o desenvolvimento de testes rápidos para diagnóstico do coronavírus. Escolhemos apoiar o SENAI CETIQT nesta iniciativa porque sabemos de toda inteligência e tecnologia que a instituição tem para desenvolver o projeto.”

Múltiplas parcerias no combate ao vírus

A partir de outra parceria recente com o SENAI, a CTG Brasil está apoiando a produção de 18 mil litros de álcool 70° GL gel e líquido ao longo de três meses. O produto, eficaz na prevenção do contágio pelo novo coronavírus, será utilizado na assepsia das usinas hidrelétricas administradas pela CTG Brasil e doado a entidades de regiões próximas às hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira. Além disso, em março, a CTG Brasil já havia enviado à China mais de 50 mil macacões de proteção química e biológica para uso por profissionais de saúde naquele país.

Comentários

Deixe uma mensagem