Conexão de fontes renováveis e seus impactos para a qualidade de energia elétrica

mar, 2018

 A grande mudança de era que vivemos atualmente, a qual tem causado mudanças nas relações comerciais e trabalhistas, nos relacionamentos pessoais, na forma como consumimos produtos, cultura e entretenimento, em que celulares e tablets têm se tornado uma extensão de nosso corpo, pouco a pouco, vem chegando ao setor elétrico. Seja pela adoção de IoT, conceitos de Smart Grids e o aumento considerável de geração distribuída, o grande desafio da engenharia em nosso setor está em como lidar com alguns aspectos negativos destes novos conceitos e tecnologias, conscientes de que a mudança é necessária e benéfica a toda a sociedade brasileira.

Neste sentido, a SBQEE em parceria com o Laboratório de Redes Elétricas Avançadas (LGrid) realizou em São Paulo um workshop voltado para empresas e profissionais do setor elétrico nacional sobre os impactos da conexão de fontes renováveis de energia, como eólicas e fotovoltaicas, para a qualidade de energia elétrica. As palestras apresentaram os desafios da geração distribuída (GD) e geração não distribuída (GnD), aspectos da qualidade da energia elétrica (QEE) em parques eólicos, conexão de sistemas fotovoltaicos, metodologias para compartilhamento de responsabilidades por distorções harmônicas, soluções QEE nas renováveis, legislação, normas e limites regulatórios e estudos para conexão de fontes de energias renováveis no sistema elétrico de potência (SEP). Também tratou de aspectos e conceitos inovadores, como o entrelaçamento enkáptico de parâmetros elétricos e de sistemas Irredutíveis e robustez como métrica da qualidade considerando a inserção de renováveis. Os principais fenômenos elétricos observados nestas conexões, estudos para detecção e mitigação de distúrbios, aspectos sobre a medição no ponto de conexão, além de discussão de casos reais, enriqueceram a compreensão do entrelaçamento (enkapsis) dos temas. Além das palestras, a realização de mesas redondas permitiu a integração das temáticas através de questionamentos bem focados pelos participantes do evento.

Fig1-Espaço-Sbqee-ed145

Figura 1 – Fotos do workshop “Conexão de fontes renováveis e seus impactos para a qualidade da energia elétrica”, realizado em dezembro na Poli/USP.

Assim, observando a interdependência e a correlação entre os temas abordados em cada palestra do workshop, ministradas por profissionais de destaque no assunto “Qualidade da Energia Elétrica” no cenário elétrico nacional e internacional, ficou óbvia a necessidade de avançar na pesquisa e desenvolvimento nesta área, buscando a solução de problemas como sobretensões e distorções harmônicas causadas por geração fotovoltaica e eólica, respectivamente,, os quais, desde já, comprometem a qualidade de energia em redes com grande penetração destas fontes.

Por fim, como estratégia de gestão do conhecimento, e mediante autorização geral dos presentes no workshop, o evento foi registrado em vários vídeos, que estão disponibilizados no recém-criado Canal da SBQEE no Youtube. (Vide link da playlist para ter acesso aos vídeos de todas as apresentações. Acesse também o site da SBQEE para ter acesso à versão pdf de todas as apresentações).

Assim, a SBQEE age alinhada à sua visão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área de qualidade da energia elétrica, em consonância com os interesses da sociedade brasileira. Também busca contribuir em sua missão de promover a difusão de informações, conhecimentos e a discussão de temas relacionados à área de qualidade da energia elétrica em todos os seus aspectos – pesquisa, desenvolvimento, inovação tecnológica, ensino, industrialização, regulamentação e normatização, bem como promover o intercâmbio com outras sociedades similares.

 

Site: www.sbqee.org.br

YouTube: http://bit.ly/2GTPW6h (ou procure por SBQEE no YouTube.com)

 

Diretoria da SBQEE – Gestão 2017-2019

Comentários

Deixe uma mensagem