Uma medição típica de um instrumento que efetua a leitura e registra sinais harmônicos instantâneos é representada na Figura 1. Observe o espectro harmônico, a forma de onda e a tabela com os valores eficazes compostos pelos sinais harmônicos de tensão e corrente.
Os instrumentos indicam ainda os valores de distorção total de corrente e tensão THDI, THDV, fator de crista dos sinais de corrente e tensão e outras informações pertinentes.
Também são apresentadas as medições das potências ativa, reativa, aparente, e fator de potência total e ainda o fator de potência na frequência fundamental definido por DPF “displacement power factor”.
Distorção harmônica, comportamento e curva de carga: aspectos dinâmicos
O comportamento das componentes harmônicas (corrente e tensão) ao longo do tempo é variável em função do comportamento da carga.
A ideia de que uma carga ou instalação possa apresentar determinada característica “rotulada” de componentes harmônicas fixas pode gerar interpretações – e pior – soluções de contorno quivocadas.
Assim como as intervenções clássicas nas instalações elétricas prescindem de uma análise física e medições ao longo da variável do tempo em resolução adequada, objetivando o pleno conhecimento da mesma, quando a instalação possuir carga não linear será necessário se conhecer o comportamento dinâmico das variáveis relacionadas ao comportamento distorcido. Será então necessário que se conheça o perfil de THDV e THDI ao longo da operação da instalação, bem como das harmônicas característica.
A Figura 2 apresenta o comportamento da 5ª harmônica em relação à fundamental em uma carga com acionamento estático em corrente contínua (entrada AC), e a figura 3 o comportamento da distorção total de tensão (THDV), além da corrente e tensão de 5ª harmônica durante a operação de um compensador estático de reativos. Observa-se o efeito de filtro durante os períodos de operação, com a redução da 5ª harmônica e THDV.
As medições das Figuras 4 a 11 foram efetuadas em uma subestação retificadora de sistema de metrô. Nota-se que:
- O perfil da potência ativa é variável e depende da alimentação da carga em 22 kV com a proximidade das composições da estação onde a subestação elétrica está localizada;
- As correntes harmônicas variam conforme a carga e são variáveis; • A morfologia dos gráficos das correntes harmônicas e da fundamental são próximas;
- As distorções de corrente e tensão THDV e THDI possuem relação com o comportamento da carga;
- As correntes harmônicas e as tensões harmônicas podem ser representadas em barras de espectros em histograma em valores médios;
- A forma de onda da corrente fundamental representada por uma senoide sem distorção, se somada à forma de onda das harmônicas, compõe a forma de onda distorcida.