Circuito Nacional de Painéis Elétricos

ago, 2012

Edição 78 – Julho de 2012

Nos dias 26 e 27 de julho, a cidade de São Paulo recebeu a primeira edição do Circuito Nacional de Painéis Elétricos (Cinape), evento promovido pela Atitude Eventos com coordenação técnica da Hilton Moreno Consulting. O evento reuniu 450 pessoas, entre profissionais da indústria e de empresas de serviços públicos, projetistas, instaladores, prestadores de serviços técnicos em geral, entre outros.

O evento contou com a apresentação de oito palestras, conduzidas por profissionais especialistas em suas áreas, e que colaboraram para que os presentes pudessem se atualizar sobre as principais mudanças no setor de quadros e painéis. Confira no quadro a seguir a relação dos temas abordados no congresso.

Para o público presente, o Cinape foi uma oportunidade de participar de um evento focado e de alto nível técnico, de aumentar a sua rede de relacionamentos, além de conhecer as últimas tendências em produtos e tecnologias. É o que pensa o eletrotécnico e estudante de engenharia elétrica, Gelson Matte, que veio a São Paulo especialmente para o evento: “sou de Chapecó e não consegui participar do Cinase quando teve no Sul. Vim a São Paulo para participar do Cinape e já me inscrevi para o evento de subestações (Cinasube), de setembro. Me interessei pelos eventos por serem focados em um único tema. Dessa forma fica mais fácil levarmos informações de volta à aplicação no nosso cotidiano”, afirmou.

O caráter específico do Cinape chamou a atenção da arquiteta e estudante de engenharia, Ellen Westphalen. “Sou arquiteta e agora estou estudando engenharia elétrica. Me inscrevi no Cinape porque julguei que seria uma boa oportunidade para me integrar sobre o que há de mais novo no mercado de painéis e conhecer as principais normas”.

Durante os dois dias de congresso, os participantes puderam aprender sobre a utilização de painéis resistentes ao arco elétrico, ter acesso a informações sobre segurança do trabalho neste segmento, conhecer as novidades em normalização, além de receber informações sobre painéis empregados em áreas classificadas e apreciar a demonstração de cases e aplicações práticas.

 O professor do Instituto Federal de São Paulo, Carlos Roberto Bastelli, deverá repassar os conhecimentos ali adquiridos para seus alunos: “Dou aula de instalação elétrica de baixa tensão e me inscrevi no Cinape para me atualizar sobre o mercado e renovar o material didático que utilizo em sala de aula”, afirmou.

Na opinião do gerente de produtos da Eaton Electrical, Sergio Baldin, o evento esclareceu mitos e compartilhou informações, propiciando a todos uma equalização e fazendo com que as empresas atuantes no mercado contribuam para a melhoria da tecnologia empregada nos sistemas, auxiliando na garantia da segurança, da continuidade do funcionamento e contribuindo para o crescimento e reconhecimento dos produtos e serviços nacionais. “A importância disto para os fabricantes é imensa e a contribuição trazida pela possibilidade de se discutir normas e tendências mundiais fazem com que estas tecnologias cheguem cada vez mais rápido. A oportunidade de se fazer contatos e trocar experiências com outros profissionais faz com que o encontro seja ainda mais interessante”, avalia.

BOX

Temas abordados nos dois dias de evento do Circuito Nacional de Painéis Elétricos (Cinape):

  • Painéis de baixa tensão TTA e PTTA e as mudanças da norma IEC 61439, pelo engenheiro Nunziante Graziano;
  • Manutenção em painéis elétricos: ensaios nos novos dispositivos diante das tendências tecnológicas, por Marcelo Paulino;
  • Transformadores de corrente e de potencial, pelo engenheiro Richard Fine; e
  • Conceitos e principais características de painéis Ex, pelo engenheiro Alan Rômulo Silva Queiroz.

·         Utilização de painéis resistentes ao arco elétrico, pelo engenheiro Alan Rômulo Silva Queiroz;

·         Aspectos normalmente não ponderados na especificação de painéis elétricos: apresentação; de caso real, pelo engenheiro Cláudio Sérgio Mardegan;

·         NR 10: a Segurança do Trabalho nos painéis elétricos, pelo engenheiro João José Barrico;

·         Um novo conceito em CCM inteligente de baixa tensão, pelo engenheiro Julio Cesar Alves Evangelista;

Exposição

Simultaneamente ao congresso, foi realizada uma exposição a cargo das empresas patrocinadoras que exibiram as últimas novidades, tecnologias e tendências de seus produtos, equipamentos, sistemas e serviços, incluindo rodada de negócios.

Para as patrocinadoras, o Cinape ofereceu o espaço e o ambiente ideais para a promoção da marca e divulgação de produtos e serviços, considerando um público técnico e específico do mercado de quadros e painéis. Na opinião da analista de marketing da Eletromar, Andréa Coelho, o público apresentou um alto nível técnico. “Eles estão bastante interessados nos produtos. Acredito que vamos ter um bom retorno do evento”, avaliou.

No total, 11 empresas apoiaram o Cinape e levaram seus produtos e tecnologias para demonstração: Dutoplast, Eletromar, HellermannTyton, Legrand, MCR, Prodesmec, Q&T Equipamentos/Dutotec, Rittal, Scame, SEL e VMG. Confira a seguir alguns dos lançamentos apresentados durante o evento.

As pesquisas de satisfação realizadas junto aos participantes e patrocinadores mostraram números concludentes de aprovação do Cinape, com praticamente 100% de respostas somadas de “muito satisfeito” e “satisfeito” em todos os quesitos avaliados.

               

Comentários

Deixe uma mensagem