Cemig e Huawei firmam termo de cooperação com foco na transição energética

Parceria assinada durante SENDI 2025 prevê soluções em redes inteligentes e IA, além da capacitação de profissionais

A Cemig e a Huawei, líder global em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dispositivos inteligentes, assinam nesta quinta-feira (29/05) um termo de cooperação tecnológica com o objetivo de colaborar na implementação de soluções inovadoras para resolver os desafios da transição energética e da digitalização do sistema elétrico. Dirigentes das duas empresas assinaram o termo durante o SENDI 2025, maior evento de distribuição de energia da América Latina, realizado nesta semana na capital mineira.

A parceria prevê ações em três áreas principais. A primeira é a exploração da inteligência artificial (IA) para atender às necessidades da Cemig utilizando a plataforma Huawei Cloud, inclusive com destaque para ferramentas e algoritmos para aplicação no setor elétrico.

A segunda visa o desenvolvimento de redes inteligentes (as chamadas “future grids”) por meio do uso de inovações tecnológicas em redes de comunicações. Além da adoção de equipamentos mais modernos e inteligentes, que a Cemig já vem investindo nos últimos anos, a parceria prevê a troca de conhecimento sobre redes de comunicações e transmissão de informações mais robustas, ágeis e eficazes, que possam melhorar a operação e o processamento de dados em tempo real.

A terceira área está na capacitação de profissionais da Cemig por meio da interação direta entre a UniverCemig e a Huawei University, na China, para a oferta de cursos especializados em novas tecnologias e transformação digital.

“A Cemig é pioneira em desenvolvimento e pesquisa no setor elétrico no país, reconhecida no mercado como referência na busca constante pela modernização de toda a sua operação. A parceria com um dos maiores players globais em tecnologia reforça nosso posicionamento em prol da inovação e o compromisso com a transição energética e a melhora da qualidade da energia para os nossos clientes”, afirma o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.

“A Huawei tem o compromisso de contribuir com a transformação digital do setor elétrico, por meio de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, redes ópticas e automação. Essas soluções formam um conjunto poderoso para enfrentar desafios como perdas energéticas, falhas operacionais, dispersão geográfica e a integração de fontes renováveis. O futuro da energia está em redes mais conectadas, inteligentes e seguras. Com a parceria da Cemig, vamos desenvolver soluções que otimizam operações, aumentam a produtividade e apoiam a transição energética de forma mais sustentável e resiliente,” afirma Eduardo Marques, Diretor da Vertical Energia da Huawei Enterprise Brasil.

Tecnologias

A Cemig, por meio do programa Inova Cemig, busca desenvolver soluções para superar os desafios do setor elétrico por meio de três programas: o Inova Cemig Tec, que apoia o desenvolvimento de projetos; o Inova Cemig Lab, que acelera startups; e o Inova Cemig Campus, que reforça a colaboração da empresa com instituições de ensino técnico e superior.

As iniciativas em desenvolvimento buscam constantemente a inovação em seis áreas de interesse tecnológico: “Future Grids”, que são as chamadas “redes inteligentes”; Baterias e Armazenamento; Geração Sustentável; Hidrogênio Verde e Descarbonização; Eletromobilidade; e Inteligência Artificial.

A Huawei aposta em soluções que integram tecnologias avançadas em conectividade, automação e análise inteligente de dados. Entre elas estão redes ópticas de alta velocidade, redes privadas sem fio de baixa latência, plataformas de inteligência artificial para inspeção e monitoramento automatizados, além de sistemas de gestão digital voltados para subestações e distribuição de energia. Essas ferramentas permitem maior eficiência operacional, controle em tempo real e integração de fontes renováveis, apoiando diretamente os pilares estratégicos do programa Inova Cemig.

A ideia é que a parceria permita uma aproximação ainda maior entre as empresas e a troca de informações para descobrir onde e como as novas tecnologias disponíveis ou em desenvolvimento podem ser aplicadas na operação e distribuição de energia.

“O acordo com a Huawei complementa o esforço da Cemig de aplicação de inteligência artificial e outras tecnologias disruptivas em todas as nossas áreas de negócios. O Inova Cemig tem mais de 50 projetos de aplicação de IA. Colaboramos com universidades, ICTs, startups e empresas globais, como a Huawei. Estamos certos de que essa parceria vai render soluções modernas no ramo de distribuição que podem servir de referência para outras concessionárias no Brasil e no mundo”, afirma Denis Mollica, Diretor de Sustentabilidade, Estratégia e Inovação da Cemig.

Participaram da cerimônia Reynaldo Passanezi Filho, presidente da CEMIG; Jacky Gao, Presidente da Huawei Brasil; Marney Antunes, vice-presidente de Distribuição da Cemig, Marney Antunes; Zhou Haojie, COO da Unidade de Negócio de Energia da Huawei; Eduardo Marques, diretor de Negócios da Vertical de Eletricidade da Huawei Brasil, Denis Mollica, diretor da Cemig.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: Energy Summit
Data: 24/06/2025
Local: Rio de Janeiro
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar South America
Data: 26/07/2025
Local: Expo Center Norte, São Paulo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 06/08/2025
Local: Belo Horizonte / MG
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: FIEE 2025
Data: 09/09/2025
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.