CAS Tecnologia, desenvolvedora de soluções de redes inteligentes (Smart Grid) para o mercado de utilities, lançará o Hemera3, nova versão da plataforma de gestão e análise de medição de consumo, durante o SENDI 2025, maior evento do setor na América Latina. Além dessa solução, a empresa vai apresentar o Neuron, uma plataforma de inteligência artificial que processa informações em grande escala para aumentar a qualidade dos serviços e a recuperação de receita.
Segundo o plano operacional de médio prazo que norteará o Sistema Interligado Nacional (SIN), divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o setor contará com R$ 7,6 bilhões em investimentos no período de 2025 a 2029. Em paralelo, as distribuidoras se comprometeram a investir, até 2027, cerca de R$ 130 bilhões na expansão, robustez e melhoria de suas redes.
O presidente da CAS Tecnologia, Welson Jacometti, afirma que, com o setor de energia em crescimento, novas soluções tecnológicas serão necessárias para atender às demandas do mercado. “Hoje, a CAS Tecnologia tem o Hemera3, que será apresentado durante o SENDI 2025, e que está presente em 85% das maiores distribuidoras de energia do Brasil. Essa plataforma de gestão e análise de dados de medição de consumo traz recursos para atender às crescentes demandas das concessionárias de energia elétrica”, complementa.
A CAS informa que anunciará, durante o SENDI 2025, o lançamento de um novo módulo de gerenciamento ao mercado de distribuição de energia elétrica. O nome do novo módulo já é conhecido: Sigma, que faz parte da plataforma Hemera e que é integrável a diversos outros sistemas de gestão. As funcionalidades inovadoras e os tão desejados benefícios desde novo módulo, serão anunciados em Belo Horizonte, durante o SENDI 2025.
Ainda sobre o maior desafio das distribuidoras de energia, Jacometti complementa: “O evento é uma oportunidade para apresentar soluções inovadoras que têm se mostrado relevantes na gestão de dados de medição, no combate a perdas não técnicas com o uso de inteligência artificial, reforçar o posicionamento ESG da CAS, além de gerar negócios e fortalecer as conexões com clientes de todas as regiões do Brasil”.
CAS Tecnologia presente no SENDI 2025
Atualmente, as soluções da CAS Tecnologia geram valor agregado a diversos processos de negócios de seus clientes — entre eles, 85% das maiores concessionárias de energia do país. Além do Hemera3 e do Neuron, a empresa levará para o SENDI 2025:
– Hardwares RS2000 – equipados com inteligência embarcada e múltiplas tecnologias de comunicação, para medição e automação, que oferecem comunicação IoT via Redes de Dados Celular, Ethernet, Rádio e Satélite, com cobertura global.
– Monitoramento Proativo – um serviço profissional especializado dedicado ao monitoramento da infraestrutura da plataforma Hemera, garantindo o desempenho do ambiente, ações proativas e a alta disponibilidade da plataforma e suas integrações.