Canadian Solar quer ampliar competitividade dos produtos e serviços com nova plataforma de análise financeira

jun, 2019

Fabricante de módulos fotovoltaicos estabelece parceria com a consultoria brasileira CELA para utilização de software de modelagem financeira no País

 

São Paulo, junho de 2019 – A Canadian Solar, fabricante internacional de módulos fotovoltaicos, acaba de estabelecer uma parceria com a consultoria brasileira CELA (Clean Energy Latin America) para ampliar a competitividade dos produtos e serviços comercializados no País. Uma das estratégias é automatizar o modelo de análise de viabilidade financeira de projetos de geração solar distribuída (GD) e de precificação a partir da plataforma Re.value, software de avaliação de viabilidade financeira e de decisão de investimento em projetos de geração distribuída desenvolvido pela CELA.

A intenção da Canadian Solar, que conta com uma unidade fabril na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, é utilizar o software de inteligência para precificação dos produtos e serviços, com foco na regulação, modelos de negócios e especificidades do mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica.

Para o gerente geral da Canadian Solar na América Latina, Hugo Albuquerque, a utilização do software é parte da estratégia de reforçar ainda mais a tropicalização dos modelos de atuação e precificação no Brasil. “Também apostamos numa maior assertividade e agilidade com a plataforma, já que teremos um sistema constantemente atualizado para monitorar e orientar com relação às mudanças no setor elétrico brasileiro”, aponta o executivo.

A ferramenta traz análises detalhadas e atualizadas a partir do cruzamento de informações sobre projetos de geração solar distribuída, tarifas de energia em todo o território brasileiro, normas regulatórias, índices macroeconômicos, impostos e até linhas de financiamento. Tais funções se refletem em um índice muito maior de acerto na análise da viabilidade de projetos e todas suas nuances, segundo estimativa da CELA.

“Para o caso dos fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de projetos, que necessitam de precisão de dados para ajustar a precificação de seus produtos, nossa plataforma orienta sobre a competividade dos equipamentos nacionais e importados, além de serviços, e como podem ser combinados com linhas de financiamento específicas”, comenta Camila Ramos, Diretora Geral da CELA.

Desenvolvido com tecnologia 100% nacional, a ferramenta de viabilidade financeira atende companhias que atuam com energia fotovoltaica, novos entrantes no setor, investidores, geradores, bancos e fabricantes de equipamentos, entre outros. “A ideia é atender o crescimento e as mudanças constantes do segmento de geração solar distribuída no País, hoje com 71 mil instalações e mais de 735 megawatts (MW) de capacidade instalada, num total de R$ 4 bilhões de investimentos acumulados de 2012 para cá”, ressalta Camila.

Comentários

Deixe uma mensagem