BYD inova ao trazer para o Brasil container para geração de energia em larga escala

mar, 2020

Diferencial do sistema é o grande potencial de armazenamento de energia

A BYD trouxe para o Brasil uma inovação tecnológica que abre um leque de possibilidades para o setor elétrico – o ESS Container. O equipamento, capaz de abrigar uma grande quantidade de baterias, armazena a energia do sol em larga escala durante o dia  e com ele é possível programar a utilização da energia  durante a noite, nos dias nublados e com chuva e ainda escolher a melhor hora de compartilhar o excedente com a rede nos horários de pico. O container usa baterias de fosfato ferro-Lítio que possuem um ciclo longo de vida e uma alta densidade energética

O primeiro projeto de larga escala que utilizou o ESS Container BYD foi uma usina criada para um condômino de casas residenciais, uma parceria da parceria da Alsol com a Cemig, implantada em Uberlândia no ano passado (2019) utilizou um ESS-Container com 220 baterias, que juntas armazenam 1,36MWh, o suficiente para suprir a demanda de um condomínio de casas. O sistema é capaz de abastecer cem casas por dois dias inteiros. A Cemig/ Alsol recebeu menção honrosa no prêmio internacional Solar & Storage Live Awards 2019 na categoria International Solar and/or Storage Project of the Year, o maior evento de energia renovável do Reino Unido.

“A Alsol buscava fornecedores que conseguissem honrar seus compromissos. Com o estabelecimento da fábrica da BYD em Campinas, essa parceria ficou ainda mais sólida. Quando o nosso projeto de pesquisa e desenvolvimento com a Cemig começou a ser desenvolvido, optamos por fazer a primeira compra das baterias de armazenamento de ferro lítio. É uma iniciativa pioneira”, afirma Gustavo Malagoli Buiatti, fundador e CTO da Alsol. Criadora do primeiro sistema fotovoltaico do Brasil, a Alsol é uma empresa de ponta em desenvolvimento de energias sustentáveis – a chamada energia 4.0 – e uma das grandes parceiras da BYD no Brasil. Com a utilização da tecnologia das baterias de armazenamento a empresa conseguiu desenvolver sistemas ainda mais integrados e de excelência.

Vantagens do ESS-Container

  • Container adaptável a diferentes segmentos industriais.
  • Reduz o consumo de energia elétrica nos horários de pico.
  • Gera energia de acordo com a necessidade de uso.
  • Modulação de frequência com funções AVC e AGC.
  • Aplicações On grid e Off grid.
  • Eletricidade de transmissão e distribuição
  • Smart-grid
  • Micro-grid
  • Usina viabiliza melhores condições de infraestrutura elétrica em locais remotos.
  • Sistema de armazenamento de energia BYD atende diversos segmentos como indústria metalúrgica, indústria química, portos, aeroportos e bases militares.

Comentários

Deixe uma mensagem