Blumenau será mais tecnológica para o benefício da população

out, 2019

Projeto da ENGIE irá a transformar a gestão do trânsito local

Até o final de 2019, os 352 mil habitantes de Blumenau (SC) terão uma das cidades mais avançadas do mundo em tecnologia de mobilidade urbana. A ENGIE desenvolveu um projeto inovador para transformar a gestão do trânsito local.

O projeto consiste no fornecimento do Centro de Controle Operacional de Blumenau (CCO), que conta com o Software Livin’ da ENGIE. O Livin’ será a Plataforma Única de Integração e será responsável pela Gestão do “Cinturão de Monitoramento”, Sistemas de segurança viária (CFTV) e detecção automática de incidentes (DAI), Semáforos, Ponto de Informações, Transportes Públicos, Ocorrências da Defesa Civil, Mídias Sociais e Waze. Neste contexto também serão fornecidos os equipamentos do CCO, como Video-wall, mesas controladoras, controle de acesso, detecção e alarme de incêndio.

Faz parte ainda do projeto o fornecimento e instalação nas vias públicas do “Cinturão de Monitoramento” da cidade, composto por 66 câmeras e Software Analítico para identificar automaticamente as placas dos veículos (OCR), seus atributos e classificação, além da implantação de outras 98 câmeras de CFTV e DAI.

O objetivo do projeto é contribuir para a segurança pública, diminuição e agilidade na resposta a acidentes, além de auxiliar na fiscalização da frota que circula no município de Blumenau.

“A transformação digital que está ocorrendo já transforma o modo como as cidades operam, mais conectadas e assertivas, utilizando recursos inteligentes para ampliar a qualidade dos serviços. O trabalho desenvolvido pela ENGIE está alinhado ao que há de mais moderno, refletindo para o cidadão em mais segurança e eficiência”, destaca o diretor-presidente da ENGIE Soluções, Leonardo Serpa.

Para o prefeito Mário Hildebrandt é de extrema importância o contrato assinado com a ENGIE. “O objetivo é trabalhar e construir a Blumenau que nós queremos para nossos filhos e nossos netos daqui a alguns anos. E essa discussão precisa passar pela Segurança Viária e por mais mobilidade para nosso motorista, nosso pedestre, nosso ciclista e garantir mais qualidade de vida para a população”, afirma.

A ENGIE já é uma parceira da cidade de Blumenau, sendo responsável desde 2012 pela Operação e Manutenção da Iluminação Pública do município, por meio do Consórcio SQE LUZ com a empresa Quantum engenharia.

Além de soluções ligadas à mobilidade urbana, a ENGIE oferece também soluções para cidades na área de geração solar distribuída, infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, dentre outras que possibilitam as cidades a se tornarem mais inteligentes, humanizadas e sustentáveis.

“Os recursos precisam ser pensados de modo coordenado e inteligente. Trata-se de respeito aos investimentos dos contribuintes que experimentam um retorno mais efetivo em segurança pública e mobilidade. A ENGIE tem vasta experiência nesse sentido, com resultados perceptíveis para a população e atuação em mais de 60 cidades no Brasil e no mundo”, complementa Serpa.

O projeto, que contempla ainda o treinamento e capacitação dos agentes da Prefeitura para operação do sistema, já está sendo implantado e deverá estar em pleno funcionamento em cerca de seis meses.

Comentários

Deixe uma mensagem