ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: PANORAMA E RETROSPECTIVA “EX” 2018

dez, 2018

Ao longo de 2018 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”. São relacionados a seguir algumas destas ações “Ex” mais significativas.

1.   Atualização de Normas Técnicas Internacionais doTC-31 da IEC sobre de atmosferas explosivas

 No âmbito internacional, foram revisadas e atualizadas em2018 pelo TC-31 (Equipment for explosive atmospheres), com a participação dos 49 países representados, incluindo o Brasil, a nova edição da seguinte Norma Técnica sobre atmosferas explosivas:

  • IEC 60079-0: Atmosferas explosivas – Parte 0: Equipamentos – Requisitos gerais
  • IEC 60079-15: Atmosferas explosivas – Parte 15: Proteção de equipamentos pelo tipo de proteção Ex “n”
  • ISO/IEC 80079-20-1: Atmosferas explosivas – Parte 20-1: Características de materiais para a classificação de gases e vapores inflamáveis
  • ISO/IEC 80079-34: Atmosferas explosivas – Parte 34: Aplicação de sistemas de gestão da qualidade para a fabricação de produtos “Ex”(harmonizada com a ISO 9001/2015)

2.   Atualização de Normas Técnicas Brasileiras sobre de atmosferas explosivas

No âmbito nacional do Cobei e da ABNT, as seis Comissões de Estudo do Subcomitê SC-31trabalharam para a elaboração e atualização das respectivas normas técnicas brasileiras da Série ABNT NBR IEC 60079, de forma a manter a devida equivalência com as atuais edições das normas internacionais. Foram realizadas por estas seis Comissões de Estudo do Subcomitê SC-31 do Cobei mais de 60 reuniões ao longo do ano de2018, tanto no Cobei como em reuniões virtuais pelo Sistema “Zoom”.

Foram publicadas pela ABNT ao longo de 2018, novas edições ou lançamentos inéditos das seguintes Normas ou Especificações Técnicas Brasileiras sobre atmosferas explosivas, adotando as respectivas normas técnicas internacionais da IEC:

  • ABNT NBR IEC 60079-7: Atmosferas explosivas – Parte 7:Proteção de equipamentos por segurança aumentada “e” (Atualização)
  • ABNT NBR IEC 60079-10-1: Atmosferas explosivas – Parte 10-1:Classificação de áreas – Atmosferas explosivas de gás (Atualização)
  • ABNT IEC TS 60079-46: Atmosferas explosivas – Parte 46:Conjuntos de equipamentos pré-montados (Inédita)
  • ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-2:Atmosferas explosivas – Parte 20-2: Características dos materiais – Métodos de ensaio de poeiras combustíveis (Inédita)
  • ABNT NBR ISO 80079-36: Atmosferas explosivas – Parte 36:Equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas – Métodos e requisitos básicos (Inédita)
  • ABNT NBR ISO 80079-37: Atmosferas explosivas – Parte 37:Equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas – Tipos de proteção não elétricos: segurança construtiva “c”, controle de ignição de fontes “b” e imersão em líquido “k” (Inédita)

As Norma adotadas no Brasil das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079(Equipamentos mecânicos “Ex”) são idênticas em conteúdo técnico, estrutura e redação e sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC, elaboradas pelo TC-31 da IEC. O Brasil é um membro participante,com direitos e deveres de apresentar comentários para a melhorias das normas e participar do processo de revisão, atualização, votação e aprovação.

Maiores informações sobre as Normas Técnicas Brasileiras “Ex” adotadas estão disponíveis em: http://cobei-sc-31-atmosferas-explosivas.blogspot.com.br

3.   Credenciamento do TECHMULTLAB na Diretiva ATEX94/9/CE e 99/92/CE pelo Ex Veritas – Ensaios de equipamentos “Ex”

O Laboratório Techmultlab Ensaios Ltda., que atua na área de ensaios laboratoriais de equipamentos “Ex”, com acreditação do INMETRO para ensaios de equipamentos “Ex” para áreas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, foi credenciado para executar todos os ensaios necessários para a emissão da certificação ATEX – Diretivas “Ex” da Comunidade Europeia Diretiva ATEX 94/9/CE e 99/92/CE.

Este credenciamento foi efetuado por meio do estabelecimento de parceria como associado do Organismo de Certificação e Laboratório de Ensaios Ex Veritas, com sede no Reino Unido. O Ex Veritas é um tradicional Organismo de Certificação “Ex” (Certificação de Equipamentos “Ex” e de Competências Pessoais “Ex”), Laboratório de Ensaios de equipamentos “Ex” e Provedor de Treinamento “Ex”, reconhecido para a certificação ATEX. OEx Veritas é também um Laboratório deEnsaios “Ex” (ExTL) e um Organismo de Certificação “Ex” (ExCB) reconhecido no Sistema Internacional IECEx para emitir respectivamente Relatórios de Ensaios “Ex” (ExTR) e Certificados de Conformidade “Ex” (ExCoC) para equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”.

As diretivas ATEX 94/9/EC e 99/92/EC estabelecem os requisitos técnicos e de segurança no âmbito da Comunidade Europeia, para os equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” a serem utilizados ou instalados em ambientes contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Escopo de acreditação do Techmultlab pelo Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0632.pdf

4.   Primeiro certificado internacional IECEx obtido por empresa brasileira de prestação de serviços “Ex”

Foi emitido em 19/01/2018 pelo Sistema IECEx o primeiro certificado internacional de conformidade para uma empresa brasileira de prestação de serviços “Ex”.

A Empresa Eletromecânica Estácio,localizada na cidade do Rio de Janeiro, conquistou a certificação de empresa de prestação de serviços de reparo, revisão e recuperação (Norma IEC 60079-19) de motores elétricos de baixa e de alta tensão,com tipos de proteção Ex “e”, Ex “n”,Ex “t”, Ex “p” e Ex “d”.

O certificado de conformidade foi emitido pela NCC Certificações do Brasil, que é um Organismo de Certificação brasileiro com reconhecimento pelo IECEx para os sistemas internacionais de certificação de equipamentos “Ex” e de empresas de prestação de serviços“Ex”.

http://iecex.iec.ch/iecex/iecexcsf.nsf/xpi/7ED5509AB533DE72C125821A005EFED8?open#

5.   Entrada em vigor dos novos requisitos da Guarda Costeira dos EUA sobre a certificação de equipamentos “Ex” para plataformas marítimas nos EUA

Entrou em vigor em 02/04/2018 o novo Regulamento publicado pela Guarda Costeira dos EUA (USCG),publicado em 31/03/2015, sobre certificação de equipamentos “Ex” para utilização em instalações marítimas na Bacia Continental dos EUA.

Como resultado dos estudos decorrentes da explosão da Plataforma Deep Water Horizon (British Petroleum),em 2010, a USCG não mais aceita a instalação de equipamentos “Ex” que tenham somente certificação ATEX (aplicável para os países da Comunidade Europeia).

De acordo com o informado pela USCG, equipamentos com certificação “Ex” não são necessariamente certificados de acordo com os requisitos das Normas Técnicas Internacionais da Série IEC 60079, elaboradas pelo TC 31 da IEC. Além disto, de acordo com a USCG, equipamentos “Ex” com certificação ATEX não possuem necessariamente um certificado emitido por um Organismo de Certificação (certificação de terceira parte).

A partir daquela data são aceitos, de acordo com os atuais requisitos da USCG equipamentos “Ex” que tenham sido certificados de acordo como Sistema internacional IECEx.

Federal Register – Final Rule by the US Coast Guard on 31/03/2015 – Electrical Equipment in Hazardous Locations https://www.federalregister.gov/articles/2015/03/31/2015-06946/electricalequipment-in-hazardous-locations

6.   Reuniões do TC-31 da IEC em Split (Croácia) e em Busan (Coreia do Sul)

Foram realizadas em 04/2018, na cidade de Split, na Austrália e em 10/2018, na cidade de Busan, na Coreia do Sul,respectivamente as reuniões operacionais de Grupos de Trabalho e plenárias do Comitê Técnico TC 31 (Equipmentfor explosive atmospheres) da IEC(International Electrotechnical Commission).

O TC-31 da IEC foi criado em 1948 e conta atualmente com a participação de 49 países, inclusive o Brasil. Foram realizados nestas reuniões do TC 31 da IEC os trabalhos de revisão e atualização de Normas Técnicas internacionais das Séries IEC 60079e ISO/IEC 80079, relacionadas com instalações e equipamentos elétricos e mecânicos para atmosferas explosivas.

Estas reuniões do TC 31 da IEC contaram com a presença de centenas de especialistas no tema “Ex”, representantes de usuários de instalações “Ex”,empresas de prestação de serviços “Ex”, provedores de treinamentos “Ex”,fabricantes de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, organismos de certificação “Ex” e laboratórios de ensaios de equipamentos “Ex”.

Este especialistas “Ex” são provenientes de dezenas de países,incluindo a participação do Brasil. Foram discutidos nestas reuniões diversos assuntos referentes à atualização de diversas normas técnicas internacionais das séries IEC 60079& ISO/IEC 80079, as quais são adotadasno Brasil por meio das respectivas Normas Técnicas Brasileiras das Séries NBRIEC 60079 & NBR ISO/IEC 80079, publicadas pela ABNT.

Relatório das reuniões operacionais do TC 31 realizadas em 04/2018 na Croácia: https://drive.google.com/open?id=1xEzeyKMGSy8JauqjrNDDvLKJU8zlX7IY

Relatório das reuniões plenárias do TC 31 da IEC realizadas em 10/2018 na Coreia do Sul:

https://drive.google.com/open?id=1o87B33TU8iLk8Y2Bw9jKC6bE8uheXjQA

7.    Reuniões do IECEx na Alemanha e na França

Foram realizadas em 06/2018 na cidade de Weimar, na Alemanha e em 09/2018 na cidade de Cannes, na França, respectivamente as reuniões operacionais e plenárias do IECEx – Sistemas Internacionais de Certificação da IEC para o ciclo total de vida das instalações elétricas e mecânicas atmosferas explosivas.

Foram discutidas nestas reuniões, dentre outros assuntos, as ações para a atualização e o aperfeiçoamento dos sistemas internacionais sobre certificação de empresas de prestação de serviços “Ex”, de competências pessoais em atmosferas explosivas e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”.

 Estas reuniões contaram com a presença de centenas de especialistas em atmosferas explosivas, representantes dos 33 países integrantes do IECEx, incluindo a Delegação Brasileira composta por membros do Subcomitê SC IECEx BR do COBEI.

Estiveram presentes na delegação brasileira nestas reuniões do IECEx representantes de Organismos de Certificação de Competências Pessoais “Ex”, Organismos de Certificação de Empresas de Prestação de Serviços “Ex”, Organismos de Certificação de Equipamentos “Ex”, fabricante de equipamentos elétricos, eletrônicos “Ex” e consultores brasileiros.

Reuniões Operacionaisdo IECEx realizadas em 06/2018 (Alemanha): http://www.iecex.com/meeting-and-events/iecex-operational-meeting-weimar-germany/

Reuniões Plenárias do IECEx realizadas em 09/2018 (França):

http://www.iecex.com/meeting-and-events/2018-annual-meetings-of-the-iecex-system-cannes-france/

8.   Segundo Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei

Foi realizado no dia 07/06/2018, no SENAI de São José dos Campos (SP) o 2º Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei.

Além de apresentação de diversas palestras relacionadas com o tema“Atmosferas explosivas”, este 2º Encontro Anual “Ex” contou também com uma mesa redonda intitulada “O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas”, onde foram respondidas as perguntas feitas pelos participantes da plateia, bem como foram feitos esclarecimento gerais de informações envolvendo o tema “Ex”. https://connect.ul.com/CIEPT180619ULCOBEI_LP-CTA.html

9.    Novos certificados internacionais IECEx sobre competências pessoais “Ex” emitidos para profissionais brasileiros

Foram emitidos ao longo de 2018, dentro do sistema IECEx, quatro novos Certificados internacionais de Competências Pessoais em atmosferas explosivas, emitidos para profissionais brasileiros.

O total de dezoito certificados, para as Unidades de Competências Pessoais Ex 000 e Ex 001 emitidos pela UL do Brasil para profissionais brasileiros estão disponíveis para acesso público no sistema “on-line” de certificação do IECEx. A pesquisa pode ser feita pelo campo ExCB (ULBR) ou pela localização (Brasil). http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_pe.xsp?v=p

10. Novos certificados internacionais IECEx obtidos por fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex”

De acordo com o sistema de certificação “on-line” do IECEx, até 12/2018haviam sido obtidos por fabricantes brasileiros um total de 93 Certificados de Conformidade (ExCoC), 96 Relatórios de Ensaios(ExTR)e 82 Relatórios de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (ExQAR). Estes totais de documentos não incluem os certificados de conformidade ou relatórios de ensaios IECEx obtidos por fabricantes brasileiros especificamente para suas fábricas em outros países.

Podem ser citados como exemplos de fabricantes brasileiros que já obtiveram certificados de conformidade emitidos no IECEx para equipamentos “Ex” fabricados no Brasil:ACE SCHMERSAL do Brasil, GEVISA, SENSE ELETRÔNICA, SERMATEX, TRAMONTINA,WEG Automação e WEG Equipamentos Elétricos.

Podem ser citados como exemplos de fabricantes ou representantes brasileiros que já obtiveram Relatórios de Ensaios (ExTR) ou Relatórios de Avaliação da Qualidade (ExQAR) emitidos no IECEx para equipamentos “Ex” fabricados ou comercializados no Brasil: ACE SCHMERSAL do Brasil, ASCOVAL Indústria e Comércio, BS & B SAFETY SYSTEMS, DRESSER Indústria e Comércio – Divisão WAYNE, EMERSON Process Management, GEVISA, HAENKE Tubos Flexíveis, INTERMEC (América do Sul), LANDTEC Produtos e Serviços Ambientais, NOVA SMAR S.A., PHOENIX CONTACT Indústria e Comércio, ROCKWELL AUTOMATION do Brasil, SENSE ELETRÔNICA, SMAR Equipamentos Industriais, SERMATEX, TRAMONTINA ELETRIK, VALTEK Sul Americana, WAYNE Indústria e Comércio, WEG Automação e WEG EquipamentosElétricos.

Todos os certificados de conformidade (ExCoC), relatórios de ensaios (ExTR)e relatórios de avaliação do sistema de gestão da qualidade (ExQAR) emitidos no âmbito do IECEx estão disponíveis para acesso público em: http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_eq.xsp?v=e

Maiores informações sobre os objetivos e estrutura do IECEx estão disponíveis em um Folheto, elaborado em português do Brasil, disponível para acesso público diretamente no website do IECEx: http://www.iecex.com/assets/Uploads/IECEx-Brochure-The-way-to-safety-compliance-170718.pdf

11. Novos treinamentos teóricos e práticos Ex 000, Ex 001, Ex 003, Ex 004, Ex 005, Ex 007e Ex 008 ministrados pelo SENAI/Santos, SENAI/Mauá e SENAI/Benfica

Foram ministrados por escolas técnicas do SENAI, novos treinamentos teóricos e práticos sobre atmosferas explosivas diretamente relacionados com as Unidades de Certificação de Competências Pessoais “Ex” do IECEx.

Foram realizados pelo SENAI/SANTOS em 2018 diversos treinamentos teórico e prático com carga horária de 12 h, 32 h,40 h e 60 h, abordando especificamente as atividades relacionadas com as seguintes Unidades de Competências Pessoais “Ex”:

Senai
  • Ex 001: Aplicação dos princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas
  • Ex 003: Instalação de equipamentos com tipos de proteção “Ex” e respectivos sistemas de fiação
  • Ex 004: Manutenção de equipamentos em atmosferas explosivas
  • Ex 005: Reparo e revisão de equipamentos com tipos de proteção “Ex”
  • Ex 007: Execução de inspeções visuais e apuradas de instalações em atmosferas explosivas
  • Ex 008: Execução de inspeções detalhadas de instalações em atmosferas explosivas

Foram treinados pelos SENAI/SANTOS até o presente momento mais de 300 profissionais nestas diversas Unidades de Competências Pessoais “Ex”.

Foram realizados pelo SENAI/MAUÁ em 2018, treinamentos teóricos e práticos com carga horária de 20 h, abordando as atividades relacionadas com as Unidades de Competências Pessoais Ex 000 e Ex 001.Foram treinados pelo SENAI/BENFICAdesde 2007, com base em metodologia ASET (AberdeenSkills and Enterprise Training Ltd.) até o presente momento cerca de 4.300 profissionais nos requisitos de montagem e inspeção de instalações elétricas e de instrumentação “Ex”, de acordo com as Normas ABNT NBR IEC60079-14 e ABNT NBR IEC 60079-17.

12. Lançamento do livro “O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas”

Foi publicado em 08/10/2018 o Livro “O Ciclo Total de Vida das Instalações em Atmosferas Explosivas”, pela Paco Editorial

Este livro tem por objetivo proporcionar importantes informações para profissionais envolvidos com as atividades de execução ou supervisão de serviços de classificação de áreas, projetos, especificação de equipamentos,montagem, inspeção, manutenção, reparo, recuperação e auditorias de instalações e equipamentos em atmosferas explosivas.

Os autores deste Livro “Ex” são: Roberval Bulgarelli (Petrobras)/ Organizador, Alexandre Garcia (Techmultlab), Antonio Cesar Gobbi Manfrin (Labelo),Daniel Martin Paganini (SEW do Brasil), Eduardo Giamei Galera (ULdo Brasil), Giovanni Hummel Borges (UL do Brasil), Hélio Rodrigues (Abendi),Ricardo Rossit (Sense Eletrônica) , Rüdiger Röpke (Consultor) e WilsonBonato (NCC Certificações do Brasil). O tempo total de experiência dos autores deste Livro com atividades relacionadas com atmosferas explosivas é de mais de 240 anos, mostrando a experiência acumulada utilizada para a elaboração nesta obra.

Este tempo total de experiência em atmosferas explosivas inclui o desenvolvimento e fabricação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, ensaios laboratoriais de equipamentos “Ex”, certificação de empresas de prestação de serviços “Ex”, certificação de competências pessoais “Ex”, certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, bem como serviços de auditorias, classificação de áreas, projetos, montagens, inspeção, manutenção, reparo e recuperação de equipamentos elétricos, de automação, de telecomunicação e mecânicos “Ex”.

Este Livro “Ex”, contendo 400 páginas, encontra-se disponível, em meio eletrônico (E-Book) e em versão física impressa, nas principais livrarias nacionais e do exterior, incluindo a Livraria Virtual da Paco Editorial: https://www.pacolivros.com.br/o_ciclo_total_de_vida_das_instalaoes_em_atmosferas_explosivas/prod-6329373/

13. Publicação de Normas Técnicas Brasileiras sobre tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex”

Foram publicadas pela ABNT em 26/10/2018,as seguintes novas Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT NBR ISO 80079 – Atmosferas explosivas – Equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas:

  • ABNT NBR ISO 80079-36: Métodos e requisitos básicos
  • ABNT NBR ISO 80079-37: Tipos de proteção não elétricos:segurança construtiva Ex “c”, controle de fontes de ignição Ex “b” e imersão em líquido Ex “k”

Estas Normas Técnicas Brasileiras da Série ABNT NBR ISO 80079, inéditas na normalização brasileira sobre atmosferas explosivas, possuem por objetivo a especificação dos métodos básicos de proteção e dos requisitos para o projeto, fabricação, ensaios e marcação de equipamentos mecânicos(não elétricos) “Ex”, destinados a serem instalados em áreas classificadas.

A Norma ABNT NBR ISO 80079-36 abrange equipamentos mecânicos e montagens de equipamentos destinadas a geração,transferência, armazenagem, medição, controle e conversão de energia ou processamento de material, que são capazes de causar uma explosão devido a suas próprias fontes potenciais de ignição.

A Norma ABNT NBR ISO 80079-37 especifica os requisitos para o projeto e a fabricação de equipamentos mecânicos destinados para instalação em atmosferas explosivas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis,protegidos pelos tipos de proteção por segurança construtiva (Ex “c”),controle de fontes de ignição (Ex “b”) e por imersão em líquido (Ex“k”).

ABNT NBR ISO 80079-36: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=406811

ABNT NBR ISO 80079-37: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=406814

14. Quarto Encontro Anual Abendi sobre Certificação de Competências Pessoais “Ex”

Foi realizado pela Abendi (Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção) nos dias 28 e 29/08/2018 o 4ºEncontro Anual sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas com o objetivo de mostrar o desenvolvimento dos sistemas de certificação de competências “Ex” e o seu envolvimento com os usuários,candidatos e provedores de treinamentos “Ex” do Brasil.

Houve também uma prova de Inspeção Visual Ex007, utilizando os Laboratórios de Instalações “Ex” do Senai/Santos, o qual conta com a instalação de diversos tipos de equipamentos “Ex” com diversos tipos de proteção “Ex”. Houve também a realização de um “Minicurso Ex”, com duração de 5 horas para todos os inscritos,que abordou requisitos de projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.

O 5ºEncontro Anual de Certificação de Competências Pessoais “Ex” da Abendi está programado para ser realizado na cidade de São Paulo, em 2019. http://abendieventos.org.br/atmosferas_explosivas/

15. Primeiros Provedores de Treinamentos “Ex” reconhecidos pela ABENDI

Foram reconhecidos pela Abendi, em 28/08/2018, os primeiros Provedores de Treinamentos “Ex”. O reconhecimento de um Provedor de Treinamento “Ex” tem por objetivo proporcionar ao público e aos profissionais que buscam treinamentos sobre atividades em atmosferas explosivas, visando um processo de certificação de suas competências pessoais, uma maior confiança de que tais organizações provedoras de treinamentos tenham implantado processos para gerenciar e ministrar treinamentos relacionados com as atividades de seleção, projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex” para instalação em atmosferas explosivas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

O reconhecimento de um provedor de treinamento “Ex” não implica que os treinamentos ministrados assegurem um resultado satisfatório nos processos de avaliação das competências de candidatos ao Sistema de Certificação de Competências Pessoais “Ex”. No entanto, este reconhecimento pode ser considerado como um indicativo de que o Provedor de Treinamento foi devidamente avaliado, tendo evidenciado o atendimento aos requisitos estabelecidos no respectivo programa de reconhecimento. Os dois primeiros Provedores de Treinamentos “Ex” reconhecidos pela Abendi momento são:

ESCOLA TÉCNICA SENAI/SANTOS:Reconhecida para treinamentos nas Unidades de Competências Pessoais Ex 000 (Conhecimentos e percepções básicas para adentrar em áreas classificadas), Ex 001 (Aplicação dos princípios básicos de segurança em atmosferas explosivas), Ex 003 (Instalação de equipamentos com tipos de proteção “Ex”), Ex 004 (Manutenção de equipamentos “Ex”), Ex 005 (Reparo e recuperação de equipamentos“Ex”), Ex 007 (Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos ou instalações “Ex”) e Ex 008 (Execução de inspeções detalhadas de equipamentos ou instalações “Ex”).

PROJECT EXPLO: Reconhecida para treinamentos nas Unidades de Competências Pessoais Ex 000 (Conhecimentos e percepções básicas para adentrar em áreas classificadas), Ex 001 (Aplicação dos princípios básicos de segurança em atmosferas explosivas), Ex 002 (Execução de classificação de áreas), Ex 003 (Instalação de equipamentos com tipos de proteção “Ex”) e Ex 007 (Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos ou instalações “Ex”).

16. Evolução do sistema de certificação de competências pessoais “Ex” da ABENDI

Ao longo de 2018 houve uma evolução do sistema de certificação de competências pessoais “Ex” da Abendi, lançado em 2014, incluindo as Unidades de Competências Ex 000 a Ex 010.

Por meio de certificação pela sistemática de créditos estruturados, até o presente momento já se encontram certificadas pela Abendi na área de competências pessoais “Ex” mais de 70 profissionais, em todas as Unidades de Competências Pessoais.

Até 12/2018 já haviam sido emitidos ou reavaliados certificados de conformidade para um total de cerca de 160 Unidades de Competências pessoais “Ex” (Ex 000 a Ex 010).

1 – http://abendicertificadora.org.br/atmosferas_explosivas/index.html

2- http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?c=snqc_consultapublica

17. Dez anos de fundação do Subcomitê SC IECEx BR do COBEI (2008/2018)

Em 2018 foram completados 10 anos de fundação do Subcomitê SC IECEx BR do COBEI. Neste ano de 2018 o COBEI completou também 110 anos de sua fundação.

Este Subcomitê foi fundado em 26/05/2008, com a participação do INMETRO, ABINEE, COBEI, IEC CAB e representantes de Organismos de Certificação “Ex” e Laboratórios de Ensaios “Ex” nacionaisbem como de empresas brasileirasusuárias de equipamentos, instalações, serviços e pessoal “Ex”.

Desde a sua fundação este Subcomitê se reúne mensalmente,tendo efetuado mais de 100 reuniões no período, onde são tratados assuntos relacionados com os sistemas internacionais de certificação “Ex” do IECEx, além de ter participado desde então de todas as reuniões Operacionais e Plenárias do IECEx que ocorrem semestralmente, em diversos países domundo.

A participação do Brasil nas reuniões do IECEx é feita por meio da presença da delegação brasileira, a qual é composta por membros do SC IECEx BR, representantes de Organismos de Certificação “Ex” brasileiros, fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex” e de empresas brasileiras usuárias de instalações, serviços, pessoas e equipamentos “Ex”, em nome do Brazil National Committee of the IECEx.

O SC IECEx BR do COBEI tem como parte de seus objetivos participar em nome do Brasildos processos de elaboração e atualização dos sistemas internacionais de certificação na área de atmosferas explosivas elaborados pelos países participantes do IECEx. Este Subcomitê efetua também trabalhos de elaboração de Documentos Operacionais do IECEx em língua portuguesa, deforma a facilitar o acesso às informações sobre os sistemas internacionais do IECEx por parte das empresas e profissionais brasileiros envolvidos com atividades em atmosferas explosivas.

Este Subcomitê atua também na área de divulgação dos sistemas de certificação junto aos fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex”, Laboratório brasileiros de Ensaios “Ex” e Organismos brasileiros de Certificação“Ex”, mostrando os benefícios na participação dos sistemas internacionais de certificação para o ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas, que contam com o apoio das Nações Unidas.

Em decorrência dos trabalhos realizados por este Subcomitê já são disponibilizados no Brasil, para as empresas e profissionais brasileiros, por meio de Organismos de Certificação Brasileiros reconhecidos internacionalmente no sistema IECEx, a certificação de equipamentos “Ex”, certificação de empresas de prestação de serviços “Ex” e certificação de competências pessoais“Ex”.

18. Certificação no Brasil de nova empresa de prestação de serviços “Ex”

Foi certificada em 2018 uma nova empresa de prestação de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”.

Desde 2009 até o presente momento foram certificadas no Brasil um total de 71 empresas de prestação de serviços de reparo de equipamentos “Ex”, localizadas em 11 estados do Brasil:RJ, SP, MG, ES, PR, RS, SC, BA, CE, GO e PE.

Estas empresas foram certificadas por Organismos de Certificação brasileiros acreditados, de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 e dos Documentos Operacionais IECEx OD 314-5(Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para Empresas de Serviços do IECEx envolvidas em reparo, revisão e recuperação de equipamentos Ex) e IECEx OD 315‑5 (Requisitos adicionais para Empresas de Serviços IECEx envolvidas em reparo, revisão e recuperação de equipamentos Ex). https://www.iecex.com/assets/Uploads/iecexOD314-5-ed1.0-pt-2013-12-05.pdf

19. Revisão dos Documentos Operacionais do IECEx para o sistema de certificação de empresa de prestação de serviços de Projeto e Montagem de instalações “Ex”

 Foram publicados pelo IECEx em 10/2018a Edição 2.0 dos Documentos Operacionais IECEx OD 314-2 (Empresas de prestação de serviços de projeto, montagem e inspeção inicial “Ex”) e IECEx OD 314-3 (Empresas de prestação de serviços de instalação e inspeção inicial “Ex”).

Estes documentos foram revisados e atualizados tendo como base trabalhos realizados pelo Brasil,por meio do Subcomitê SC IECEx BR do COBEI, sendo analisados e aprovados pelos demais 33 países participantes do IECEx.

Estão disponíveis no website do IECEx os Documentos Operacionais para os Sistemas de Certificação de empresas de prestação de serviços de projeto, montagem, inspeção,manutenção e reparo de equipamentos e instalações “Ex”. http://www.iecex.com/publications/operational-od/

Um Guia de Inscrição para Empresas de Prestação de Serviços “Ex” que buscam certificação encontra-se disponível em: https://www.iecex.com/assets/dmsdocuments/1832/iecex03A-Ed2.0-pt.pdf

20. Terceira turma do treinamento sobre Instalações Elétricas em Atmosferas explosivas pela USP/POLI em Santos/SP – Disciplina PMI5923

Foram realizadas entre os meses de outubro e dezembro de 2018, um total de doze aulas semanais, no horário entre as 18h00 e 21h00, sobre o tema “Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas”, no programa de pós-graduação em Engenharia de Minas e Petróleo da USP/POLI, em Santos/SP.

Participaram destes treinamentos dezenas de estudantes e profissionais envolvidos com atividades em atmosferas explosivas,incluindo fabricante de equipamentos “Ex”, empresas de prestação de serviços“Ex”, usuários de equipamentos e instalações “Ex” e provedores de treinamentos“Ex”.

A Ementa deste treinamento “Ex” encontra-se disponível no Catálogo de Disciplinas da USP(Sigla PMI5923): https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf?action=3&sgldis=PMI5923

21. Novos certificados de conformidade IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”

Foram emitidos ao longo de 2018mais de 80 certificados internacionais IECExpara equipamentos mecânicos “Ex”,de acordo com as Normas internacionais ISO 80079-36e ISO 80079-37, destinados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

Podem ser citados como exemplos de equipamentos mecânicos com certificação “Ex”, compressores de engrenagens, agitadores para tanques,medidores do tipo turbina, rotativos e flutuantes, bombas dosadoras, bombas submergíveis, ventiladores axiais e centrífugos e resfriadores do tipo “vortex”.

Foram certificados também pelo PTB dispositivos digitais de proteção para motores elétricos com tipo de proteção [Ex h Ga/Gb] e[Ex h Da/Db], tendo como base a Norma ISO 80079-36, para proteção de equipamentos mecânicos com tipo de proteção Ex “b” – Controle de fontes de ignição, de acordo com a Norma ISO80079-37. A aplicação dispositivos independentes de monitoração, tais como este tipo de dispositivo digital de proteção podem ser requeridos, dependendo do nível de proteção de equipamento (EPL) pretendido pelo equipamento mecânicos“Ex”, de forma que sejam evitadas fontes de ignição resultantes de falhas raras, com base nos conceitos gerais de proteção contra fontes de ignição para bombas, ventiladores ou compressores centrífugos.

Os certificados internacionais para equipamentos mecânicos “Ex”encontram-se disponíveis para acesso público no sistema no sistema “on-line” de certificação do IECEx e podem ser encontrados com a pesquisa pela Norma “80079”. http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_eq.xsp?v=e

22. Sistema de certificação de competências pessoais “Ex” do IECEx atinge mais de 2.300 certificados emitidos

O Sistema de certificação de competências pessoais “Ex” do IECEx, lançado no final de 2010, atingiu em 2018 o total demais de 2.300 certificados emitidos para profissionais de 48 países do  mundo, incluindo 18 certificados emitidos para profissionais do Brasil.

Gráfico

Este sistema internacional de certificação de competências pessoais conta, até o presente momento, com a participação de 14 Organismos de Certificação (além de dois Organismos inscritos, em processo de avaliação pelos pares), sendo um Organismo de Certificação brasileiro.

IECEx 05 A: Orientações e instruções para inscrição para obter um Certificado de Competências Pessoais “Ex” http://www.iecex.com/assets/Uploads/IECEx-Guide-05A-Ed2.1-pt-rev-3.pdf

IECEx OD 504: Especificações para a avaliação dos resultados das Unidades de Competência Ex: http://www.iecex.com/assets/Uploads/IECEx-OD504-Ed4.0-pt.pdf

23. Fórum de segurança em atmosferas explosivas

Foi realizado no dia 10/10/2018, em Santos(SP) o Fórum de Segurança em Atmosferas Explosivas.

Atmosferas Explosivas

Naquele Fórum “Ex”, com a presença de dezenas de profissionais envolvidos com serviços em áreas classificadas, em especial de instalações portuárias e marítimas, foram apresentadas palestras por parte de Organismo de Certificação de Equipamentos e Serviços “Ex”, Empresa de Prestação de Serviços“Ex”, Empresa usuária de instalações e equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”e por fabricante de equipamentos “Ex”.

Naquela oportunidade foram também respondidas as perguntas feitas pelos participantes da plateia, bem como foram feitos esclarecimento gerais de informações envolvendo temas relacionados com áreas classificadas.

 24. Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE

Cinase RJ

Foi realizado nos dias 07 e 08/11/2018, na cidade do Rio de Janeiro a 33ª Edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico(CINASE), realizado pela Revista O Setor Elétrico, com a participação de mais de 600 pessoas.

Foram apresentadas palestras sobre equipamentos e instalações elétricas, incluindo a apresentação de produtos e sistemas elétricos, eletrônicos e de automação.

Dentre os tópicos abordados foram realizadas palestras relacionadas com o tema “Ex”, nas apresentações “O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas” (PETROBRAS)e “Novas tecnologias em aplicação de luminárias públicas e atmosferas explosivas” (MACCOMEVAP).

Estas apresentações sobre atmosferas explosivas estão disponíveis para acesso em:

1-  http://www.cinase.com.br/2017-on/wp-content/apresentacoes/rio-de-janeiro/1dia/ROBERVAL.pdf

2- http://www.cinase.com.br/2017-on/wp-content/apresentacoes/rio-de-janeiro/1dia/MACCOMEVAP.pdf

25. Considerações sobre o panorama e a retrospectiva “Ex” em 2018

Sob o ponto de vista de segurança industrial, levando em consideração as não conformidades que são verificadas nas inspeções das instalações “Ex” existentes, bem como os acidentes e explosões que ocorrem neste tipo de instalações, decorrentes destas não conformidades, pode ser verificado que somente a certificação dos equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham.

Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial das instalações “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”,existe também a necessidade da certificação prioritária das empresas de prestação de serviços “Ex”(incluindo classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção,comissionamento, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex”), bem como da certificação prioritária das competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam tais atividades.

EX

Pode ser verificado que estão sendo realizadas no Brasil e em diversos outros países do mundo, ações no sentido de aumentar a abrangência dos sistemas de certificação em atmosferas explosivas. Estas ações seguem as recomendações das Nações Unidas, sobre o alinhamento e harmonização dos regulamentos locais dos diversos países participantes com os sistemas do IECEx.

Estas ações têm como base a convergência normativa “Ex” com base nas Normas Técnicas Internacionais das Séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079, bem como a convergência regulatória“Ex” com base nos sistemas internacionais de avaliação da conformidade do IECEx.

Ações como estas são necessárias para a elevação dos atuais níveis de segurança das instalações brasileiras envolvendo plantas industriais contendo atmosferas explosivas, tanto terrestres como marítimas, bem como das pessoasque nelas trabalham.

Roberval Bulgarelli

Consultor / Petrobras

Coordenador do Subcomitê SC-31 do Cobei

03/12/2018

Comentários

Deixe uma mensagem