ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: PANORAMA E RETROSPECTIVA “EX” 2017

dez, 2017

Ao longo de 2017 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex” contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis. São relacionadas a seguir algumas destas ações mais significativas.

  1. Atualização de normas técnicas internacionais sobre atmosferas explosivas

No âmbito internacional, foram revisadas e atualizadas em 2017 pelo TC-31 (Equipment for explosive atmospheres), com a participação dos 49 países representados, incluindo o Brasil, as novas edições das seguintes normas técnicas sobre atmosferas explosivas:

  • IEC 60079-13: Proteção de equipamentos por ambiente pressurizado “p” e ambiente artificialmente ventilado “v”;
  • IEC 60079-7 (Emenda 1): Proteção de equipamentos por segurança aumentada “e”;
  • IEC 60079-46: Conjunto de equipamentos pré-montados.
  1. Atualização de normas técnicas brasileiras sobre atmosferas explosivas

No âmbito nacional do Cobei e da ABNT, as seis Comissões de Estudo do Subcomitê SC-31 trabalharam para a elaboração e atualização das respectivas normas técnicas brasileiras da série ABNT NBR IEC 60079, de forma a manter a devida equivalência com as atuais edições das normas internacionais.

Foram realizadas por estas comissões mais de 50 reuniões ao longo de 2017, tanto no Cobei como nos escritórios das empresas e entidades representadas. Foi publicada pela ABNT ao longo de 2017 a nova edição da seguinte Norma Técnica Brasileira sobre atmosferas explosivas:  ABNT NBR IEC 60079-6: Tipo de proteção Ex “o” – Imersão em óleo.

Foram também publicadas em 2017 as “erratas” das normas ABNT NBR IEC 60079-11 (Segurança intrínseca – Ex “i”) e ABNT NBR IEC 60079-17 (Inspeção e manutenção de instalações elétricas em atmosferas explosivas).

Foi ainda publicada em 2017 a nova edição da ABNT NBR IEC 61892-7 – Unidades marítimas fixas e móveis – Instalações elétricas – Parte 7: Áreas classificadas, elaborada pela Comissão de Estudo CE 003.018.001 do Cobei. Esta norma tem como base a ABNT NBR IEC 60079-14.

Estas normas adotadas no Brasil das séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”) são idênticas em conteúdo técnico, estrutura e redação e sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC, elaboradas pelo TC-31 da IEC. O Brasil é um membro participante, com direitos e deveres de apresentar comentários para a melhorias das normas e participar do processo de revisão, atualização, votação e aprovação. Mais informações sobre as NBRs “Ex” estão disponíveis em: http://cobei-sc-31-atmosferas-explosivas.blogspot.com.br

  1. Publicação de nova norma Petrobras sobre classificação de áreas

Foi publicada em 03/02/2017 a norma Petrobras N-2918 – Atmosferas explosivas – Classificação de áreas. Esta norma fixa os requisitos mínimos necessários para a elaboração de estudos de classificação de áreas em instalações marítimas e terrestres.

Estes requisitos são aplicáveis, para utilização em todas as instalações do Sistema Petrobras, onde gases e líquidos inflamáveis ou poeiras combustíveis são produzidos, processados, manuseados, armazenados, transportados e submetidos a operações de carregamento e descarregamento.

Esta norma refere-se a estudos de classificação de áreas, que têm como uma das principais finalidades as atividades de seleção, especificação e aplicação dos equipamentos, dispositivos e materiais elétricos, de instrumentação, eletrônicos, de telecomunicações e mecânicos “Ex”.

Esta nova norma Petrobras N‑2918 representa uma consolidação das experiências existentes na companhia nesta área de especialidade relacionada com atmosferas explosivas, as quais vêm sendo desenvolvidas desde a década de 1950.

  1. Primeiro certificado IECEx para equipamento “Ex” nacional emitido por organismo de certificação brasileiro

Foi emitido em 14/03/2017 o primeiro certificado de conformidade IECEx para equipamentos “Ex” nacionais por parte de um organismo de certificação brasileiro. Trata-se do certificado IECEx NCC 17.0001, emitido pela NCC Certificações do Brasil para uma das linhas de caixas de terminais com o tipo de proteção Ex “e” (segurança aumentada) fabricadas pela Tramontina Eletrik.

A NCC Certificações do Brasil foi o primeiro Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (ExCB) acreditado pelo IECEx, em 2011, no sistema internacional de certificação de equipamentos elétricos “Ex”.

  1. Reuniões do TC-31 da IEC em Sidney e em Vladivostok

Foram realizadas em 03/2017, na cidade de Sydney, na Austrália e em 10/2017, na cidade de Vladivostok, na Rússia, as reuniões de Grupos de Trabalho e Plenárias do Comitê Técnico TC 31 (Equipment for explosive atmospheres) da IEC (International Electrotechnical Commission). O TC-31 da IEC foi criado em 1948 e conta atualmente com a participação de 49 países, inclusive o Brasil. Foram realizados nestas reuniões do TC 31 da IEC os trabalhos de revisão e atualização de normas técnicas internacionais relacionadas com equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.

Estas reuniões do TC 31 da IEC contaram com a presença de centenas de especialistas em atmosferas explosivas provenientes de dezenas de países. Foram discutidos nestas reuniões assuntos referentes à atualização de diversas normas técnicas internacionais das séries IEC 60079 & ISO/IEC 80079, nas quais são baseadas as respectivas normas técnicas brasileiras adotadas das Séries NBR IEC 60079 & NBR ISO/IEC 80079, publicadas pela ABNT.

  1. Reuniões operacionais dos sistemas de avaliação da conformidade do IECEx no Reino Unido

Foram realizadas entre os dias 08 e 10/05/2017, nas instalações do SIRA, na cidade de Chester, no Reino Unido, as reuniões operacionais do IECEx – Sistemas de Certificação da IEC para o ciclo total de vida das instalações elétricas e mecânicas atmosferas explosivas.

Foram discutidas nestas reuniões, dentre outros assuntos, as ações para a atualização e o aperfeiçoamento dos sistemas internacionais sobre certificação de empresas de prestação de serviços “Ex”, de competências pessoais em atmosferas explosivas e de equipamento “Ex”.

Estas reuniões contaram com a presença de mais de 50 especialistas em atmosferas explosivas, representantes de 13 países, incluindo a Delegação Brasileira com membros representantes do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei.

  1. Primeiro encontro anual sobre atmosferas explosivas do subcomitê SC IECEx BR do Cobei

Foi realizado no dia 03/05/2017, no Auditório do Senai de Mauá (SP), o 1º Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei.

Além da apresentação de diversas palestras relacionadas com o tema “Atmosferas explosivas”, este 1º Encontro Anual “Ex” contou também com uma mesa redonda intitulada “O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas”, onde foram respondidas as perguntas feitas pelos participantes da plateia, bem como foram feitos esclarecimento gerais de informações envolvendo o tema “Ex”.

Após a mesa redonda, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações dos Laboratórios de Instalações Elétricas e de Instrumentação “Ex” do Senai de Mauá, o qual conta com oito “baias” de treinamentos teóricos e práticos sobre as atividades de seleção de equipamentos, montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos “Ex”.

  1. Novos certificados internacionais IECEx sobre competências pessoais “Ex” emitidos para profissionais brasileiros

Foram emitidos ao longo de 2017, dentro do sistema IECEx, seis novos certificados internacionais de competências pessoais em atmosferas explosivas, emitidos para profissionais brasileiros.

Oito certificados, para um total de 15 Unidades de Competências Pessoais “Ex” emitidos pela UL do Brasil para profissionais brasileiros, estão disponíveis para acesso público no sistema online de certificação do IECEx. A pesquisa pode ser feita pelo campo ExCB (ULBR) ou pela localização (Brasil): http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_pe.xsp?v=p

  1. Novos certificados internacionais IECEx obtidos por fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex”

Foram emitidos em 2017 pelo Sistema IECEx diversos novos certificados internacionais de conformidade para equipamentos “Ex” produzidos por fabricantes brasileiros:

  • A Sermatex obteve certificação IECEx para a sua linha de fotocélulas “Ex”, com marcação Ex db IIC T6 Gb;
  • A Gevisa recebeu certificações IECEx para linhas de motores e geradores verticais e horizontais com tipo de proteção segurança aumentada, com marcação Ex ec IIC T3 Gc;
  • A Weg obteve certificação IECEx para linha de motores de indução com marcação Ex db eb IIB ou IIC T4 Gb e Ex tb IIIC T125 ºC Db, para linha de caixas de terminais do tipo segurança aumentada (Ex “eb”) e para linha de motores e geradores pressurizados Ex “pzc” ou Ex “pyb”;
  • A Sense obteve certificação IECEx para uma linha de linha de equipamentos para monitoração e gerenciamento de válvulas de processo com marcação Ex nA IIC T6 Gc e Ex tc IIIB T85 ºC Dc;
  • A ACE Schmersal do Brasil obteve certificação IECEx para uma linha de blocos de contatos com marcação Ex db eb IIC Gb e Ex db eb I Mb;
  • A Tramontina obteve certificação IECEx para linhas de bujões de vedação com marcação Ex eb IIC Gb IP66.

Até o 11/2017 haviam sido obtidos por fabricantes brasileiros um total de 80 Certificados de Conformidade (ExCoC), 83 Relatórios de Ensaios (ExTR) e 69 Relatórios de Avaliação da Conformidade (ExQAR). Estes totais não incluem documentos IECEx obtidos por fabricantes brasileiros especificamente para fábricas em outros países.

  1. Novos treinamentos teóricos e práticos Ex 000, Ex 001, Ex 003, Ex 004, Ex 005, Ex 007 e Ex 008 ministrados pelo Senai/Santos e Senai/Mauá

Foram ministrados por escolas técnicas do Senai novos treinamentos teóricos e práticos sobre atmosferas explosivas diretamente relacionados com as unidades de certificação de competências pessoais “Ex” do IECEx.

Foram realizados pelo Senai/Santos em 2017 diversos treinamentos teórico e prático com carga horaria de 12, 32, 40 e 60 horas abordando especificamente as atividades relacionadas com as Unidades Ex 001 (Aplicação dos princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas) e Ex 005 (Reparo e revisão de equipamentos com tipos de proteção “Ex”), Ex 003 (Instalação de equipamentos com tipos de proteção “Ex” e respectivos sistemas de fiação) e Ex 004 (Manutenção de equipamentos em atmosferas explosivas), Ex 007 (Execução de inspeções visuais e apuradas de instalações em atmosferas explosivas) e Ex 008 (Execução de inspeções detalhadas de instalações em atmosferas explosivas).

Foi realizado pelo Senai/Mauá em 07/2017, um treinamento teórico e prático com carga horária de 20 h, abordando as atividades relacionadas com as Unidades de Competências Pessoais Ex 000 e Ex 001.

  1. Segunda turma do curso sobre Instalações Elétricas em Atmosferas explosivas pela USP/POLI em Santos

Foram realizadas entre os meses de junho e setembro de 2017 treze aulas semanais, entre as 18h00 e 21h00, sobre o tema “Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas”, no programa de pós-graduação em Engenharia de Minas e Petróleo da USP/POLI, em Santos.

A ementa do treinamento encontra-se disponível no catálogo de disciplinas da USP (Sigla PMI5923):

https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf?action=3&sgldis=PMI5923

As demais ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas serão publicadas na próxima edição.

Comentários

Deixe uma mensagem