ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: PANORAMA E RETROSPECTIVA “EX” 2017 (CONTINUAÇÃO)

jan, 2018

Ao longo de 2017 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e de instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex” contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis. Na última edição, começamos a relacionar algumas das ações mais significativas. Continuamos a seguir:

 

  1. Primeiros certificados de conformidade para equipamentos eletrônicos “Ex” emitidos pela ABNT

Foram emitidos pela ABNT em junho e setembro de 2017 os primeiros certificados de conformidade para equipamentos eletrônicos “Ex”. Os certificados foram emitidos para a empresa Yokogawa América do Sul, abrangendo as linhas de produto de transmissores de temperatura modelos YTA610 / YTA 710 (Certificado ABNT 17.0001X) e transmissores de pressão modelos EJA/EJX (Certificado ABNT 17.0002X).

A ABNT atua desde 1950 na área de certificação de produtos, participando atualmente mais de 400 programas de certificação, sendo o organismo certificador com o maior escopo de acreditação junto ao Inmetro.

  1. 3º Encontro Anual Abendi sobre Certificação de Competências Pessoais Ex

Foi realizado pela Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção (Abendi), em setembro de 2017, o 3º Encontro Anual sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas com o objetivo de mostrar o desenvolvimento dos sistemas de certificação de competências “Ex” e o seu envolvimento com os usuários, candidatos e provedores de treinamentos “Ex” do Brasil.

Houve também uma prova de Inspeção Visual Ex 007, utilizando os laboratórios de instalações “Ex” do Senai/Santos, que contam com a instalação de diversos tipos de equipamentos “Ex” com diversos tipos de proteção “Ex”.

Img1- Coluna-Ex

O 4º Encontro Anual de Certificação de Competências Pessoais “Ex” da Abendi está programado para ser realizado na cidade de São Paulo, nos dias 28 e 29/08/2017. Mais sobre o evento em: www.abendieventos.org.br.

 

  1. Evolução do sistema de certificação de competências pessoais Ex da Abendi

Ao longo de 2017 houve uma evolução do sistema de certificação de competências pessoais “Ex” da Abendi, lançado em 2014, incluindo as unidades de competências Ex 000 a Ex 010. Por meio de certificação pela sistemática de créditos estruturados. Até o presente momento, já se encontram certificadas pela Abendi na área de competências pessoais “Ex” mais de 70 profissionais, em todas as unidades de competências pessoais.

Até 12/2017, foram emitidos certificados no total de cerca de 120 unidades de competências pessoais “Ex”. http://abendicertificadora.org.br/atmosferas_explosivas/index.html

 

  1. Reuniões gerais 2017 do IECEx em Washington

Foram realizadas entre os dias 25 e 29 de setembro, em Washington/EUA, as reuniões plenárias do IECEx – Sistema de Certificação da IEC em relação às normas sobre atmosferas explosivas. Estas reuniões gerais do IECEx contaram com a presença de mais de 110 delegados, representantes dos 33 países que participam do IECEx, incluindo cinco profissionais representantes do Brasil.

Estiveram presentes na delegação brasileira nestas reuniões do IECEx representantes de organismos de certificação de competências pessoais “Ex”, organismos de certificação de empresas de prestação de serviços “Ex”, organismos de certificação de equipamentos “Ex”, fabricante de equipamentos elétricos e eletrônicos “Ex” e consultor.

Os organismos de certificação “Ex” brasileiros que estiveram presentes nestas reuniões já se encontram acreditados pelo IECEx ou já foram auditados para o processo de acreditação internacional. Foram discutidos nestas reuniões, entre outros, os seguintes assuntos:

  • Atualização dos documentos operacionais do sistema de certificação de empresas de prestação de serviços de inspeção e manutenção “Ex” (tendo como base a norma IEC 60079-17);
  • Revisão do Documento Operacional IECEx OD 024 – Procedimento englobando ensaios ou testemunho de ensaios nas instalações do fabricante ou do usuário ou de terceira parte;
  • Ensaio de sensores termo catalíticos com marcação Ex ia IIC;
  • Programa de ensaios de proficiência interlaboratorial e melhores práticas laboratoriais “Ex”;
  • Orientação sobre a emissão de relatórios de avaliação da qualidade (ExQAR) quando produtos “Ex” são fabricados em diferentes instalações;
  • Aplicabilidade da IEC 60079-28, em especial em luminárias Led Ex;
  • Nova versão do Documento Operacional IECEx OD 017 – Orientação sobre documentos e desenhos na certificação IECEx para utilização por fabricantes e organismos de certificação;
  • Publicação da nova especificação técnica IEC TS 60079-46 – Atmosferas explosivas – Parte 46: Conjunto de equipamentos pré-montados;
  • Ensaios, avaliação e certificação de equipamentos mecânicos “Ex”.

Mais informações sobre as reuniões plenárias do IECEx nos Estados Unidos em 2017, incluindo os documentos analisados e as decisões tomadas estão disponíveis em: http://washington2017.iecex.com/

Img2-Coluna-Ex

Representantes de 33 países, incluindo o Brasil, na reunião IECEx, em Washington (EUA).

  1. Certificação no Brasil de novas empresas de prestação de serviços EX

Foram certificadas em 2017 três novas empresas de prestação de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”. Desde 2009 até o presente momento foram certificadas no Brasil um total de 70 empresas de prestação de serviços de reparo de equipamentos “Ex”, localizadas em 11 estados do Brasil: RJ, SP, MG, ES, PR, RS, SC, BA, CE, GO e PE.

Estas empresas foram certificadas por Organismos de Certificação brasileiros acreditados, de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR IEC 60079-19 e dos Documentos Operacionais IECEx OD 314-5 e IECEx OD 315-5.

 

  1. Revisão dos documentos operacionais do IECEX para o sistema de certificação de empresa de prestação de serviços de inspeção e manutenção EX

Foi aprovada a Edição 2.0 dos documentos operacionais IECEx OD 313-4, IECEx OD 314-4 e IECEx OD 316-4, bem como os procedimentos a serem seguidos pelos organismos de certificação “Ex” – IECEx 03-4. Além destes documentos, estão disponíveis no website do IECEx os Documentos Operacionais para os sistemas de certificação de empresas de prestação de serviços de projeto, montagem e reparo de equipamentos e instalações “Ex”. http://www.iecex.com/operational.htm

 

  1. Primeiro avaliador brasileiro aprovado pelo IECEX

Foi emitido em 09/2017 pelo IECEx o primeiro certificado de reconhecimento de um assessor do Brasil, para o sistema de certificação de equipamentos “Ex”. O Sr. Eduardo Galera, da UL do Brasil, evidenciou seus conhecimentos e experiências em avaliações de sistema de gestão da qualidade e de equipamentos com diversos tipos de proteção “Ex”.

O processo de reconhecimento inclui também uma análise e votação pelos 33 países membros do IECEx. O IECEx possui uma equipe de assessores para a execução das auditorias nos Organismos de Certificação, Laboratórios de Ensaios e Provedores de Treinamentos “Ex” reconhecidos entre os pares (peer-assessment).

 

  1. Novos certificados de conformidade IECES para equipamentos mecânicos EX

Foram emitidos ao longo de 2017 dezenas de novos certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”, de acordo com as normas ISO 80079-36 e ISO 80079-37, destinados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

Podem ser citados, como exemplos de equipamentos mecânicos com certificação “Ex”, compressores de engrenagens, agitadores para tanques, medidores do tipo turbina e rotativos, bombas dosadoras, ventiladores axiais e centrífugos e resfriadores do tipo “vortex”. Os certificados internacionais para equipamentos mecânicos “Ex” encontram-se disponíveis para acesso público no sistema no sistema online de certificação do IECEx e podem ser encontrados com a pesquisa pela norma “80079”. http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_eq.xsp?v=e

 

  1. Auditorias da ANP em diversas plantas industriais contendo atmosferas explosivas

Foram realizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ao longo de 2017, visitas técnicas e de gestão, bem como visitas de auditorias a diversas plantas industriais contendo atmosferas explosivas, tanto em instalações terrestres como em instalações marítimas.

Nestas auditorias foram geralmente solicitados a apresentação de um sistema de gestão de segurança envolvendo as instalações em atmosferas explosivas e um plano de inspeções periódicas das instalações “Ex”.

Este tipo de auditoria pode ser considerado muito importante, sob o ponto de vista dos usuários de equipamentos e instalações “Ex”, uma vez que se trata de oportunidades de melhoria no sistema de gestão dos equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, incluindo as atividades de classificação de áreas, projeto, compra de equipamentos certificados, montagem, inspeção inicial, manutenção, inspeções periódicas e auditorias internas.

Este tipo de ação, por parte de uma entidade legal, traz diversos benefícios em termos de postura e de conscientização da necessidade de atendimentos dos requisitos normativos da série ABNT NBR IEC 60079 com relação às instalações em áreas classificadas, bem como às competências pessoais das pessoas envolvidas com as atividades “Ex”.

 

  1. Considerações sobre o panorama e a retrospectiva EX em 2017
  • Sob o ponto de vista de segurança industrial, levando em consideração a grande quantidade de não conformidades que são verificadas nas inspeções das instalações “Ex” existentes, bem como os graves acidentes e explosões que ocorrem neste tipo de instalações, decorrentes destas não conformidades, pode ser verificado que somente a certificação dos equipamentos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham.
  • Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial das instalações “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, existe também a necessidade da certificação prioritária das empresas de prestação de serviços “Ex” (incluindo classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, comissionamento, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex”), bem como da certificação prioritária das competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam tais atividades.
  • Pode ser verificado que estão sendo realizadas no Brasil e em diversos outros países do mundo, ações no sentido de aumentar a abrangência dos sistemas de certificação em atmosferas explosivas. Estas ações seguem as recomendações da ONU, sobre o alinhamento e harmonização dos regulamentos locais dos diversos países participantes com os sistemas do IECEx. Estas ações têm como base a convergência normativa “Ex” com base nas normas da série IEC 60079 e ISO 80079, bem como a convergência regulatória “Ex” com base nos sistemas de avaliação da conformidade do IECEx.
  • Ações como estas são necessárias para a elevação dos atuais níveis de segurança das instalações brasileiras envolvendo plantas industriais contendo atmosferas explosivas, tanto terrestres como marítimas, bem como das pessoas que nelas trabalham.

 

Comentários

Deixe uma mensagem