Aggreko anuncia novo sistema de bateria modular e móvel

jun, 2019

Com o lançamento, a líder global no segmento adiciona 10 gigawatts (GW) de armazenamento à sua frota

 

São Paulo, junho de 2019. O Y.Cube é um sistema de baterias de íons de lítio totalmente integrado e pronto para instalação, construído com base na experiência de dez anos da Younicos, empresa pioneira em armazenamento de energia e que foi adquirida pela Aggreko em 2017.  É instalado dentro de um contêiner padrão de 20 pés, sendo que as unidades de 1 megawatt (MW) podem ser entregues e implantadas rapidamente em todo o mundo.

O sistema cobre várias aplicações, de 1 MW até saídas de múltiplas potências, estando disponível em duas versões: uma unidade de energia de 30 minutos e outra de 60 minutos. O contêiner de 20 pés abriga baterias, inversores, aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), proteção contra incêndio e componentes auxiliares. Estes são testados e pré-montados por especialistas da Aggreko e controlados por software inteligente. Além disso, ele foi projetado para uma ampla faixa de temperatura ambiente, de -20 °C a +50 °C, para atender aos requisitos de clientes em locais remotos.

De acordo com gerente de Vendas da Área no Brasil, Hugo Dominguez, a energia renovável está cada vez mais acessível, porém ainda não se encontra tão disponível para atender à crescente demanda. “Os sistemas de armazenamento de baterias oferecem a flexibilidade necessária para o uso seguro e estável da energia eólica e solar, além de aumentar a eficiência das unidades térmicas”, explica.

Dominguez destacou que, para o lançamento do Y.Cube, foi somada a experiência em baterias da Younicos com a da Aggreko em conteinerização, o que permite à empresa oferecer ao mercado energia mais barata, limpa e de forma inteligente, de acordo com as necessidades dos clientes. O sistema foi projetado para se encaixar na frota térmica da Aggreko e pode ser combinado com produtos solares e térmicos para fornecer aos clientes o menor custo de energia.

O Y.Cube já está disponível para projetos de apenas seis meses ou para aqueles de períodos mais longos, sob o modelo de armazenamento de energia como serviço (“EaaS – Energy-as-a-service”). Também pode ser incluído nos outros sistemas de hardware da Aggreko, como os microgrids.  “Estamos construindo a frota para atender, no curto prazo, clientes que queiram esta nova solução”, enfatiza.

Em relação aos setores e aplicações, o gerente disse que o novo sistema atenderá a uma diversidade de mercados. “Uma das propostas economicamente mais atraentes é combinar o uso do Y.Cube com o gás natural e a geração solar em aplicações fora da rede. Isso poderia incluir locais remotos de mineração, em redes mais fracas, como ilhas, ou com geradores a gás apenas para fornecer pontes de energia, por exemplo, em data centers”.

O sistema já está sendo implantado como parte de uma solução de microgrid híbrida na mina de ouro Granny Smith, no oeste da Austrália e em vários projetos africanos de mineração. Também está sendo apresentado para comunidades insulares e data centers.

Comentários

Deixe uma mensagem