Acessórios para cabos Loadbreak

jul, 2018

O mercado brasileiro de redes de distribuição de energia elétrica está exigindo muitas adaptações necessárias para atender à grande demanda de consumo de energia do país. Essas atualizações são importantes também sob o ponto de vista tecnológico, tendo em vista as novidades que surgem a todo momento no setor.

 

Um assunto que tem sido bastante comentado, especialmente pelas concessionárias de energia, diz respeito aos acessórios para cabos Loadbreak (operação com carga). Em um passado não muito distante, os acessórios mais comuns utilizados eram para cabos de baixa e média tensão chamados de deadbreak (operação sem carga).

Ocorre que, com as novas demandas e exigências, como acessibilidade urbana, poluição visual controlada, revitalização de centros históricos, segurança em redes aéreas de energia em grandes avenidas e em condomínios de alto padrão, o mercado vem observando o crescimento das redes subterrâneas de energia e, com elas, o aumento do uso de acessórios para cabos Loadbreak submersíveis.

Entre as vantagens do uso desses produtos, estão a facilidade e o custo reduzido com manutenções periódicas ou emergenciais, além de oferecer mais segurança para usuários e profissionais eletricistas. A população é beneficiada com mais acessibilidade e otimização de espaços na pavimentação, o que evita acidentes em época de chuvas e facilita a poda de árvores feita pelas prefeituras. A rede enterrada também evita poluição visual, especialmente, com furto de energia, os conhecidos “gatos”, e os emaranhados de fios tão comuns em grandes centros urbanos com rede de distribuição aérea.

Nesse sentido, a demanda por acessórios para cabos Loadbreak vem crescendo em alta velocidade, não apenas em grandes capitais, mas por várias regiões do país. O uso desses acessórios também ajuda muito em casos de emergências, em que uma rede necessita ser desconectada em poucos segundos sem a necessidade de um desligamento geral de uma área para a realização de uma manutenção, viabilizando o trabalho local.

A demanda pelos acessórios Loadbreak vem sendo viabilizada também devido ao seu custo mais acessível devido à adesão de boa parte das distribuidoras de energia e também de grandes construtoras para novas instalações e revitalizações. As concessionárias, por exemplo, poderão reduzir o número de manutenção em redes áreas, podendo canalizar seus investimentos em outras áreas, como em religadores de redes aéreas por exemplo.

É possível observar que, atualmente, desde os Emirados Árabes até as regiões mais remotas estão procurando se modernizar utilizando equipamentos e acessórios de baixa e média tensão Loadbreak e o Brasil está seguindo a trilha, com vários projetos realizados e em andamento.


* Por William Valentim

Comentários

Deixe uma mensagem