Edição 73 / Fevereiro de 2012
Por Michel Epelbaum
Para uma reflexão sobre a abrangência da sustentabilidade empresarial, seguem algumas situações reais em que alguma questão de sustentabilidade gerou riscos e exposição pública:
- Pesquisa do Greenpeace (2011) detecta que 30% dos brinquedos e produtos infantis chineses pesquisados têm metais pesados tóxicos (alguns deles vendidos no Brasil), dentre eles o Hot Wheels (Mattel) e o Lego Creator (Lego);
- O Brasil (a agroindústria do álcool) é acusado por organizações internacionais (ONU e OIT) de explorar a cana de açúcar com casos de mão de obra infantil e escrava e pode ter barreiras à exportação (2009);
- Jornal “O Globo”, 01/02/2012: Inmetro institui o selo voluntário de eficiência energética de veículos, nos moldes dos eletrodomésticos e lâmpadas, com início em abril/12. A matéria informa que as marcas Citroen, Hyundai e Nissan alegaram falta de tempo para se prepararem e que a GM não apresentou justificativa pela não participação.
Os casos citados e a definição de sustentabilidade empresarial a seguir mostram a sua amplitude, complexidade e polêmica: modelo de gestão de negócios que mantém a capacidade da Terra de suportar a vida e seus recursos, considerando as dimensões econômica-social-ambiental – no inglês – “Triple Bottom Line”. O termo foi criado em 1994 por John Elkington, fundador da empresa inglesa SustainAbility, representando a expansão do modelo de negócios para um novo estágio que passa a considerar o desempenho ambiental e social, além do econômico tradicional. Envolve a transparência nos propósitos e na postura da empresa, considerando as necessidades e expectativas das partes interessadas.
Para descrever a sua abrangência de temas, usaremos como base a norma ISO 26000, a mais moderna sobre responsabilidade social e sustentabilidade (ver figura e tabela). Com as discussões mundiais para elaboração desta norma, houve um alinhamento entre estes dois conceitos. A responsabilidade social de uma empresa passa a ser entendida como “o meio” ético e transparente de ser e agir para controle dos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente para atingir o desenvolvimento sustentável (fim).
Tabela – Principais questões da sustentabilidade (ref: ISO 26000)
NOTA: A governança organizacional não foi incluída na tabela, pois, apesar de ser tratada como um tema, tem conotação transversal e remete à forma de estruturação da organização.
QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS |
ABRANGÊNCIA |
Discriminação |
Evitar a discriminação de todos os tipos (p.ex. raça, cor, gênero, idade, idioma, religião, situação econômica, deficiência, estado civil ou situação familiar, relacionamentos pessoais e estado de saúde – como ser portador de HIV/AIDS).
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Direitos civis e políticos |
Direitos à vida, segurança pessoal, propriedade, à liberdade, dentre outros. Liberdades de opinião e expressão, de reunião pacífica e de associação, religião ou crença, privacidade, e a participar de eleições, dentre outros.
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Direitos econômicos, sociais e culturais |
Direito à educação, trabalho em condições dignas, liberdade de associação, padrão adequado de saúde e de vida; alimentação, vestuário, moradia, assistência médica e a proteção social necessária, dentre outros.
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Princípios e direitos fundamentais no trabalho |
Liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito a negociação coletiva; a eliminação de trabalho forcado ou compulsório; abolição do trabalho infantil; eliminação da discriminação relativa ao emprego e a ocupação. |
QUESTÕES DE PRÁTICAS TRABALHISTAS |
ABRANGÊNCIA |
Emprego e relações de trabalho |
Direito a contrato de trabalho, e recurso adequado caso os termos do contrato de trabalho não sejam respeitados.
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Condições de trabalho e proteção social |
Salário e outras formas de remuneração, jornada de trabalho, férias, práticas disciplinares e de demissão, proteção à maternidade e questões relativas ao bem-estar, tais como instalações sanitárias, refeitórios e serviços médicos.
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Saúde e segurança no trabalho |
Promoção do bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores e prevenção de riscos ocupacionais; adaptação do ambiente de trabalho aos trabalhadores. |
QUESTÕES DE PRÁTICAS LEAIS DE OPERAÇÃO |
ABRANGÊNCIA |
Comportamento ético nas organizações |
Práticas anticorrupção, envolvimento político responsável, práticas anticoncorrência desleal, respeito ao direito de propriedade. |
Promoção na cadeia de valor
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Influenciar outras organizações a promover a adoção e apoio a princípios e práticas de responsabilidade social, por meio de seus processos de compra. |
QUESTÕES RELATIVAS AO CONSUMIDOR |
ABRANGÊNCIA |
Práticas justas de marketing, propaganda, venda e pós-venda |
Marketing e venda responsável, práticas contratuais justas. Atender ao consumidor sobre reclamações e controvérsias. Proteger/dar privacidade aos dados do consumidor. Promover a educação/conscientização do consumidor.
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Saúde e segurança do consumidor |
Fornecer produtos e serviços seguros e que não ofereçam riscos inaceitáveis quando usados ou consumidos. Fornecer instruções claras de uso seguro.
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Consumo sustentável |
Consumo de produtos e recursos em taxas coerentes com o desenvolvimento sustentável.
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Acesso a serviços essenciais |
Contribuir com o cumprimento do direito de acesso a serviços essenciais como saúde, eletricidade, gás, água, esgoto e comunicação.
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QUESTÕES DE MEIO AMBIENTE |
ABRANGÊNCIA |
Prevenção da poluição |
Evitar ou reduzir todos os tipos de poluição (do ar, da água, do solo, uso e descarte de produtos químicos, sonora, visual e outras).
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Uso sustentável de recursos e energia |
Ser usados a uma taxa menor ou igual à taxa de reposição natural; conservação, uso e acesso à água, eficiência no uso de materiais. Cabe ressaltar a eficiência energética e as energias renováveis. |
Mitigação e adaptação às mudanças climáticas |
Inventariar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de atividades humanas para evitar as alterações climáticas globais (por exemplo, aumento de temperaturas, aumento de eventos extremos, etc.).
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Proteção/restauração do ambiente e biodiversidade |
Valorização e proteção da biodiversidade, uso sustentável do solo e dos recursos naturais, desenvolvimento urbano e rural ambientalmente favorável. |
QUESTÕES DE DESENV. E ENVOLV. COMUNITÁRIO |
ABRANGÊNCIA |
Envolvimento comunitário |
Ser uma empresa-cidadã, envolvendo-se e participando de instituições civis/redes de grupos e indivíduos da sociedade civil.
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Desenvolvimento comunitário |
Participar do processo de desenvolvimento da comunidade (por exemplo, educação, cultura e saúde), estimulando o empreendedorismo e geração de renda. |
Pela sua amplitude e complexidade, a sustentabilidade empresarial requer uma gestão sistêmica, estruturada e de longo prazo. Sobre as situações citadas, sugiro algumas perguntas para reflexão sobre o setor elétrico:
- Metais pesados nos brinquedos chineses: e as substâncias envolvidas na fabricação dos equipamentos do setor elétrico?
- Mão de obra infantil e escrava nas plantações de álcool: e como andam as práticas dos fornecedores de nossas fábricas sobre direitos humanos?
- Eficiência energética de veículos: e qual é a eficiência energética de nossos produtos?