ABB permite gerenciamento remoto de parque hidrelétrico no Chile

nov, 2018

Tecnologia de controle digital do ABB Ability™ está otimizando o suporte remoto de parque de geração hidroelétrica da Enel Generación, melhorando a coordenação e o compartilhamento de informações para ajudar o país a atingir suas metas de geração de energia renovável

Com uma forte tendência de alta da demanda por eletricidade, a capacidade chilena de geração mais que triplicou ao longo das últimas duas décadas.

Pronto a se tornar uma fonte potencialmente abundante de energia renovável, o deserto do Atacama, no Chile, é o mais seco do mundo, com média anual de precipitação inferior a 0,05mm, e apresenta ótimo potencial para o desenvolvimento de recursos solares. Sendo o país mais comprido em extensão do mundo, seu litoral e a cadeia montanhosa nacional (os Andes) também proporcionam excelentes oportunidades de geração de energia eólica, hidroelétrica, geotérmica e, futuramente, maremotriz.

Agora é necessário investir de forma significativa em redes e na infraestrutura renovável chilena, para possibilitar a expansão da futura capacidade de geração renovável e ajudar o país a atingir suas metas de política energética de longo prazo, que deve ter sua matriz 90% composta por fontes renováveis até 2040.

ENCURTANDO AS DISTÂNCIAS

Em termos de nova infraestrutura para redes, uma grande realização foi obtida ano passado com a interconexão dos sistemas elétricos central e do norte para a criação do Sistema Elétrico Nacional. Foi um dos motivos pelos quais a gigante de serviços Enel Generación modernizou seus equipamentos para atender os padrões exigidos de compartilhamento de informações para o Coordenador Nacional de Eletricidade, que supervisiona a nova estrutura da rede elétrica chilena.

Como parte desta modernização, a Enel do Chile buscou a ABB – com quem já mantém um longo relacionamento – para conectar 16 de suas plantas hidroelétricas, situadas em locais distantes, à sua sede na capital Santiago. A companhia entregou uma solução digital de ponta baseada em sua tecnologia de controle, o ABB Ability™ Symphony® Plus.

A tecnologia coleta as informações dos Centros de Operação Zonais, remotos, e as entrega à Sala Central de Controle Hidroelétrico da Enel, permitindo melhor coordenação do parque hidroelétrico e o compartilhamento de informações da Enel com o coordenador de energia.

 

NÃO HÁ UMA SOLUÇÃO UNIVERSAL

O ABB Ability™ transforma os dados coletados nas plantas em insights de informação que levam a melhores decisões de negócios. Esta abordagem é a base das Operações Colaborativas ABB Ability™ – um modelo remoto de operação e manutenção que ajuda empresas de geração de energia a aproveitarem todo o potencial da digitalização.

A colaboração é expansível para satisfazer as necessidades do cliente, sendo aplicável em nível de dispositivo ou processo, até operações envolvendo toda a planta ou empresa.

Outro diferencial da oferta da ABB é o conhecimento da empresa em termos de integrar tecnologias de fornecedores terceiros usando protocolos distintos para uma grande quantidade de plantas geradoras. A abordagem da companhia de não adotar uma solução universal para todos os casos reflete sua filosofia aberta, adaptável e tecnologicamente independente.

O resultado desta abordagem e da oferta de suporte remoto da ABB é que a localização das plantas geradoras da Enel deixa de ser um obstáculo operacional e os engenheiros não precisam mais fazer longas viagens a locais distantes. Isso permite à Enel realocar seus operadores para outras tarefas em Santiago, possibilitando que a concessionária otimize suas operações de processo.

 

COLABORAÇÃO DE LONGO PRAZO PARA METAS DE LONGO PRAZO

O comissionamento da solução foi um processo gradual, e a última planta foi concluída na primavera de 2018. As futuras operações e manutenções estão igualmente cobertas pelo programa de serviços da empresa, o ABB Power Generation Care, ajudando a manter o desempenho máximo das plantas. Isso reforça o longo e positivo relacionamento entre a ABB e a Enel, que pode ser estendido a outras plantas e novos projetos em países sul-americanos como Colômbia e Peru.

Olhando para o futuro, melhorando a confiabilidade das plantas de geração hidroelétricas e reforçando a estabilidade da rede para suporte à integração de varias fontes renováveis, soluções como a feita para a Enel Generación ajudarão a tornar as metas de política energética do Chile mais factíveis.

“Nossa motivação é ajudar os clientes a se beneficiar com as tecnologias digitais emergentes de modo que possam responder ao mercado energético em mutação”, diz Kevin Kosisko, Diretor Gerente da ABB Power Generation & Water. “A companhia não só os ajuda a melhor atender suas necessidades, mas também proporciona um progresso sustentável para os operadores de geração de energia e para a sociedade”.

A ABB é um fornecedor líder de soluções integradas de energia e automação com experiência inigualável em parceria com as indústrias de energia e água, proporcionando melhores operações e progresso sustentável. Entregamos soluções, serviços e sistemas digitais integrados e seguros para automatizar e otimizar o desempenho de usinas de energia convencionais e renováveis, além de instalações de tratamento e fornecimento de água.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e elétrica, atendendo a clientes em concessionárias de serviços, indústria, e transportes e infraestrutura global. Dando continuidade a uma história de inovação, abrangendo mais de 130 anos, a ABB, hoje, está escrevendo o futuro da digitalização industrial com duas claras propostas de valor: trazer a eletricidade de qualquer usina para qualquer tomada e automatizar indústrias de recursos naturais até produtos acabados. Como parceira no título da ABB Fórmula E, a classe internacional de automobilismo totalmente elétrico da FIA, a ABB está ampliando as fronteiras da mobilidade ao contribuir para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 147.000 colaboradores. www.abb.com

Comentários

Deixe uma mensagem