ABB apresenta ônibus elétrico em Davos

fev, 2018

Durante o Fórum Econômico Mundial deste ano, que ocorreu entre 23 e 26 de janeiro, a cidade de Davos recebeu o premiado ônibus elétrico TOSA (sigla para Sistema de Alimentação Otimizado para Trólebus), desenvolvido pela ABB. O veículo já está em uso em Genebra e será implantado em breve na cidade francesa de Nantes. Segundo a fabricante, a bateria do ônibus pode ser recarregada em apenas 20 segundos, durante o embarque e desembarque de passageiros.

 

ônibus ABB
Veículo elétrico está em testes na Suíça.

 

Em Davos, o ônibus irá operar na movimentada Linha 1, no percurso entre o centro turístico e o hospital. A ideia é fazer com que o sistema opere sob as extremas condições meteorológicas de inverno. A ABB e seus parceiros de projeto esperam obter valiosos insights a partir desse projeto-piloto.

Juntos, o ônibus TOSA e as estações de carga proporcionam uma poderosa demonstração na vida real das tecnologias de ponta em matéria de transporte sustentável, que estão testemunhando um aumento na implantação em todo o mundo à medida que a mobilidade elétrica se torna a força motriz que traz a eficiência energética com baixo impacto ambiental aos automóveis, ônibus, trens, navios e teleféricos.

A tecnologia

A tecnologia TOSA foi desenvolvida juntamente com a Suíça e a ABB em parceria com a Transportes Públicos de Genebra, o Gabinete para a Promoção da Indústria e Tecnologia, os Serviços Industriais de Genebra e o fabricante de ônibus Carrosserie HESS. A tecnologia TOSA em uso em Davos é a mesma que vem alimentando os ônibus da linha 23 que percorrem a rota do aeroporto em Genebra.

Esses ônibus utilizam contatos aéreos que se conectam em paradas selecionadas ao longo de seus percursos para reabastecer suas baterias em menos de 20 segundos, realizando a recarga durante o embarque e o desembarque dos passageiros.

 

Comentários

Deixe uma mensagem