2015: Ano Internacional da Luz

Edição 108 – Janeiro de 2015
Por Juliana Iwashita

O ano promete ser especial para os profissionais de iluminação, isto, porque, 2015 foi nomeado o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas na Luz pela Organização das Nações Unidas. Com a Unesco como agência líder, a iniciativa tem o intuito de aumentar a consciência sobre como as tecnologias óticas promovem o desenvolvimento sustentável e oferecem soluções aos desafios mundiais de energia, educação, agricultura, comunicações e saúde.

Segundo a Unesco, o Ano Internacional da Luz é uma iniciativa global que irá destacar para os cidadãos do mundo a importância da luz e das tecnologias óticas em suas vidas, para o seu futuro e para o desenvolvimento da sociedade, sendo uma oportunidade única para inspirar, educar e se conectar a uma escala global.


Iluminação “Light is Here” na cerimônia de abertura do Ano Internacional da Luz. Sede da Unesco/Paris.

A cerimônia de abertura do Ano Internacional da Luz ocorreu nos dias 19 e 20 de janeiro na Sede da Unesco em Paris e reuniu mais de 1000 representantes internacionais, tomadores de decisão, representantes da indústria e cientistas. Cinco ganhadores de Prêmios Nobel palestraram durante o evento. O lançamento do Ano Internacional da Luz foi pontuado por sessões técnicas sobre vários temas, como o papel das tecnologias óticas em desenvolvimento, o futuro das tecnologias à base de luz e as soluções práticas que eles podem proporcionar. Uma iluminação especial intitulada “Light is Here” foi preparada pela artista Kari Kola, inspirada na Aurora Boreal no último dia do evento na sede da Unesco.

A luz e a fotônica,  campo de pesquisa cujo objetivo é usar a luz para executar funções que tradicionalmente eram executadas pelo domínio da eletrônica, como telecomunicações, processamento de informações, etc, estão prestes a se tornarem as tecnologias facilitadoras essenciais do futuro, por isso a importância da escolha do tema para o ano.

Os programas do Ano Internacional da Luz pretendem promover uma melhor compreensão pública e política do papel central da luz no mundo moderno e celebrar aniversários, como os 1000 anos dos primeiros estudos de ótica para descobertas em comunicações que alimentam atualmente a internet.

Uma série de eventos, exposições, concursos e atividades internacionais está sendo programada para o ano com a colaboração de diversas instituições relacionadas à luz. No Brasil, os eventos estão sendo preparados por organizações, associações, universidades e midias  em homenagem ao Ano Internacional da Luz. As atividades relacionadas podem ser encontradas no site www.light2015.org  e suas redes sociais.

Outras atividades relacionadas à iluminação estão sendo promovidas pela L-RO (Lighting-Related Organizations), comunidade profissional de pessoas que trabalham com a luz e a iluminação no ambiente construído e parceiro oficial da Unesco. A L-RO visa ampliar a consciência e a reputação do design de iluminação enquanto profissão e educação e congrega diversas organizações internacionais que promovem a iluminação. Para maiores detalhes e programação: http://www.l-ro.org

Não percam a oportunidade de celebrar esse ano especial: o Ano Internacional da Luz!

 

Compartilhe!

No data was found

Próximo evento

Evento: FEICON
Data: 02/04/2024
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: UTC América Latina
Data: 09/04/2024
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro (RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar Summit Brasil Nordeste
Data: 10/04/2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2024
Data: 17/04/2024
Local: Novotel Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.