Publicidade - Revista O Setor Eltrico
Publicidade - Revista O Setor Eltrico

Revista O Setor Elétrico


Atitude Editorial

 

 

Facebook - O Setor Elétrico Twitter - O Setor Elétrico You Tube - O Setor Elétrico RSS - O Setor Elétrico                

 


José StarostaJosé Starosta

é diretor da Ação Engenharia e Instalações e membro da diretoria do Deinfra-Fiesp.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


Afundamentos de origem externa e soluções com DVR – Parte 1

E-mail Imprimir

Edição 122 - Março de 2016
Por José Starosta
 

Já apresentamos em colunas anteriores os aspectos da origem dos afundamentos; aqueles de origem interna que são causados pelas próprias cargas da instalação, conforme mostra a Figura 1, e os afundamentos causados por origem externa que ocorrem em função de causas do suprimento, no caso, a distribuidora ou os geradores (Figura 2). No caso dos afundamentos por razões internas, a adoção de técnicas conhecidas de mitigação do acionamento das cargas pode resolver a situação (acionamentos estáticos, compensação reativa adequada e outros). Já quando o distúrbio é originado pela fonte, outras ações são necessárias.

Agora a energia elétrica está sobrando

E-mail Imprimir

Edição 121 - Fevereiro de 2016
Por José Starosta
 

Disponibilidade de energia e planejamento de longo prazo é uma atividade de Estado que depende de uma série de variáveis. Aqueles que buscam pelas respostas analisam diversos cenários da economia para definir a oferta, buscando os modelos e melhores saídas técnicas e econômicas aplicáveis e viáveis.

A eletrotécnica aviltada

E-mail Imprimir

Edição 120 - Janeiro de 2016
Por José Starosta
 

Quando nos debruçamos sobre a história daqueles gênios dedicados que, em pouco mais de 100 anos, construíram os fundamentos da eletrotécnica e, em particular, da corrente alternada, não se pode imaginar como aqueles inventores poderiam descobrir tantas coisas interessantes e complexas e quase sem recursos – algumas peças expostas em museus nos possibilita esta viagem. Nikola Tesla, falecido em 1943, ou seus contemporâneos Charles Steinmetz, falecido em 1923, ou Constantin Budeanu, falecido em 1959, e outros não menos brilhantes produziram e desenvolveram os conceitos e os fundamentos da eletrotécnica em corrente alternada utilizados até hoje.

Página 1 de 22