Publicidade - Revista O Setor Eltrico
Publicidade - Revista O Setor Eltrico

Revista O Setor Elétrico


Atitude Editorial

 

 

Facebook - O Setor Elétrico Twitter - O Setor Elétrico You Tube - O Setor Elétrico RSS - O Setor Elétrico

 


Jobson Modena Jobson Modena

é engenheiro eletricista, membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade (Cobei), CB-3 da ABNT, onde participa atualmente como coordenador da comissão revisora da norma de proteção contra descargas atmosféricas (ABNT NBR 5419). É diretor da Guismo Engenharia.


Proteção contra raios para os tanques que armazenam líquidos inflamáveis

E-mail Imprimir

Edição 101 - Junho 2014
Por Jobson Modena

Sob o ponto de vista da proteção contra descargas atmosféricas, os tanques de armazenamento de inflamáveis podem ser divididos em duas categorias: autoprotegidos e não autoprotegidos. Os tanques autoprotegidos são aqueles que, pelo material, por suas dimensões e tipo de construção, podem ser atingidos por descargas atmosféricas diretas sob o mínimo risco de dano.

Os tanques não autoprotegidos são os que necessitam de proteção externa ou modificar suas características construtivas, por exemplo, o redimensionamento da chapa do revestimento para se tornarem autoprotegidos.

Parabéns OSE

E-mail Imprimir

Edição 100 - Maio 2014
Por Jobson Modena

Há alguns anos quando fomos convidados para desenvolver uma coluna com o objetivo de informar o leitor sobre o tema “Proteção contra raios”, vimos uma oportunidade de aproximar a comunidade técnica (carente desse tipo de informação) do assunto e, dessa forma, minimizar os devastadores efeitos do “achismo” que há muito reinavam em nosso país.

Inspeção em SPDA

E-mail Imprimir

Edição 99 - Abril 2014
Por Jobson Modena

O assunto é tratado no capítulo 6 da ABN NBR 5419:2005 e é de fundamental importância em várias etapas na existência do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). A rigor, a inspeção deveria iniciar no projeto, pois é comum encontrarmos documentos incompletos, contendo cálculos errados ou ainda especificando incorretamente material. Infelizmente, raramente este procedimento é adotado e verdadeiros monumentos à insegurança são construídos com o intuito de proteger as estruturas contra os raios.

Página 1 de 10