Publicidade - Revista O Setor Eltrico
Publicidade - Revista O Setor Eltrico

Revista O Setor Elétrico


Atitude Editorial

 

 

Facebook - O Setor Elétrico Twitter - O Setor Elétrico You Tube - O Setor Elétrico RSS - O Setor Elétrico

Instalação de canaletas de PVC

Edição 41, Junho de 2009

Adequadas para instalações elétricas comerciais e para obras de cabeamento estruturado, as canaletas de PVC rígido têm se destacado no mercado por aliarem alto padrão estético a praticidade e funcionalidade. Estes produtos permitem rápida instalação e, por serem encontradas em diversas dimensões, apresentam uma vasta linha de acessórios, o que confere flexibilidade ao layout da rede.

 


Com a possibilidade de segmentar as seções da canaleta com septo-divisor, pode-se integrar dados, voz e energia ao sistema, oferecendo uma rede livre de interferências eletromagnéticas. Algo que se deve atentar é que, segundo o Instituto Real Decisions, cerca de 70% dos problemas em uma rede dentro de uma empresa estão relacionados ao cabeamento estruturado. Por esse motivo, é de extrema importância que se empreguem canaletas certificadas, em conformidade com as normas de instalação e de segurança.

 

A seguir, é descrito o passo a passo da instalação de uma canaleta, demonstrando como este sistema agregou agilidade à implantação de uma rede. Confira.

1º Passo
Fixar as canaletas em suas respectivas posições e escolher o melhor sistema de fixação. Existem, no mercado, canaletas com a base já perfurada, o que facilita o trabalho do instalador, evitando rebarbas ocasionadas por ferramentas de perfuração e tornando a instalação mais rápida.

2º Passo
Depois de devidamente fixada, deve-se iniciar o encaixe dos septo-divisores, separando as seções da canaleta, permitindo a instalação conjugada de dados, voz e energia, evitando, assim, a interferência eletromagnética. É possível utilizar os diversos encaixes localizados na base da canaleta para melhor distribuir os septo-divisores.

3º Passo
Em seguida, devem ser instaladas as pontes de fixação, as quais permitem a retenção dos cabos, facilitam a instalação e garantem mais estabilidade à canaleta. Para a melhor instalação dos cabos, elas podem ser basculadas em até 30°, conforme mostra a figura. E com as pontes basculadas em 30º, deve-se fazer a passagem dos cabos.

4º Passo
Para a instalação de uma curva vertical interna, após aproximar os trechos retos no canto interno de uma parede, basta apenas encaixar a tampa da curva dispensando ferramentas de perfuração e suportes de fixação.

5º Passo
Para a instalação de uma curva vertical externa, basta aproximar os trechos retos no canto externo da parede que será necessário instalar a curva.

6º Passo
Em seguida, a tampa para a curva vertical externa deve ser encaixada.

7º Passo
O próximo passo é a instalação das tampas das canaletas.

8º Passo
A instalação dos terminais também pode ser realizada pelo sistema de encaixe rápido. Pronto, o sistema está totalmente instalado!


GABRIEL GARRIDO é responsável pelo marketing da OBO Bettermann

Veja também:

Itens relacionados:
Itens mais atuais:
Itens mais antigos:


Pesquisas de Mercado e Guias Setoriais desta edição