Resposta da edição 68

nov, 2011

Resposta da edição 68 (Setembro/2011)

Observe a imagem a seguir e identifique os problemas de acordo com as prescrições da ABNT NBR 5410 – Norma de instalações elétricas de baixa tensão.

 

O leitor GUSTAVO LUIZ DE FREITAS CAMPOLINA identificou perfeitamente os erros da instalação ilustrada ao lado, conforme orienta a norma de instalações elétricas de baixa tensão ABNT NBR 5410, e terá direito, portanto, como congratulação, a uma inscrição gratuita em um curso a distância na área de instalações elétricas da Hilton Moreno Consulting. Parabéns a todos os leitores que participaram!

Confira a resposta correta:

 

Conforme o item 5.2.2.2.3, em áreas comuns, em áreas de circulação e em áreas de concentração de público, em locais BD2, BD3 e BD4, no caso de linhas elétricas no interior de espaços de construção (forro falso) em condutos fechados, os condutos que não sejam metálicos ou de outro material incombustível devem ser não-propagantes de chama, livres de halogênios e com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos. Além disso, os condutores e cabos em seu interior também devem ser não-propagantes de chama, livres de halogênio e com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos. No caso da foto, os eletrodutos indicados não possuem essas características.

Comentários

Deixe uma mensagem