Resposta da edição 53

jul, 2010

 

Parabéns ao leitor Iale Bontempo Teixeira, que analisou a foto publicada e identificou corretamente a não conformidade da instalação ilustrada, conforme orienta a norma de instalações elétricas de baixa tensão ABNT NBR 5410.

O ganhador receberá um kit de ferramentas e uma inscrição gratuita em um curso a distância na área de instalações elétricas. Os leitores Ademar Mello, Alexandre Casagrande Martinez, Fernando Costa Piveta, Fernando Barbarini, Igor Capelo, Janaina Rogério dos Santos, José Nunes dos Santos Junior e Ricardo Nogueira também responderam corretamente e todos ganharão uma inscrição gratuita em um dos cusos on-line da Hilton Moreno Consulting. Parabéns!

Confira a resposta correta:

A tomada deveria ter, no mínimo, grau de proteção IP55 (Ver tabelas: 4, 5 e 32 da ABNT NBR 5410). Deveria ser provida em uma proteção mecânica adicional na travessia da esquadria, conforme 6.2.9.4.2 da ABNT NBR 5410. O trecho ausente da tampa da canaleta mostra que ela não estava preparada para suportar danos resultantes de influências externas, uma não conformidade com 6.2.11.4.2 da mesma norma. Observando o trecho sem a tampa da canaleta, percebe-se apenas dois condutores, mostrando a falta do condutor de proteção, contrariado o item 5.1.2.2.3.6 da ABNT NBR 5410. Conforme o item 6.1.5.3.1, o condutor deveria apresentar identificação de suas funções ou apresentar cor azul clara em sua isolação. A não conformidade é observada pela falta da identificação ou pela existência de dois condutores com isolação azul.

Comentários

Deixe uma mensagem